Alck­min não dá pra­zo pa­ra me­trô no ABC

Go­ver­na­dor afir­ma que obras na só se­rão ini­ci­a­das se hou­ver fi­nan­ci­a­men­to

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI METRO ABC

O go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB) afir­mou pe­la pri­mei­ra vez que não há da­ta pre­vis­ta pa­ra iní­cio de obras da li­nha 18-bron­ze do me­trô, que de­ve­rá li­gar o ABC à ca­pi­tal por meio de sis­te­ma de mo­no­tri­lho. A de­cla­ra­ção foi da­da on­tem, du­ran­te en­tre­ga de no­vos ôni­bus pa­ra o cor­re­dor ABD de tró­le­bus, em São Ber­nar­do.

Se­gun­do Alck­min, São Pau­lo pre­ci­sa que o go­ver­no fe­de­ral apro­ve fi­nan­ci­a­men­to de ver­ba que se­rá usa­da pa­ra de­sa­pro­pri­a­ções. “Não te­mos co­mo exe­cu­tá-la (a obra) se não ti­ver­mos o fi­nan­ci­a­men­to. En­tão, o Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da e a Secretaria do Te­sou­ro Na­ci­o­nal ain­da não de­ram a res­pos­ta. A gen­te in­sis­tiu, in­sis­tiu e in­sis­tiu, mas não ti­ve­mos ain­da o ‘ok’ em re­la­ção à obra. En­tão, é aguar­dar”, dis­se. “Se o fi­nan­ci­a­men­to sair ama­nhã, (o tra­ba­lho) co­me­ça em se­gui­da. A obra es­tá li­ci­ta­da e con­tra­ta­da. Sem fi­nan­ci­a­men­to, não dá pa­ra ini­ci­ar uma obra de gran­de por­te”, com­ple­tou o go­ver­na­dor.

No en­tan­to, a si­tu­a­ção não é as­sim tão sim­ples co­mo apon­ta Alck­min. O Mi­nis­té­rio do Planejamento in­for­mou que o pe­di­do de fi­nan­ci­a­men­to fei­to pe­lo go­ver­no de São Pau­lo foi apre­ci­a­do na 112ª reu­nião da Co­fi­ex (Co­mis­são de Fi­nan­ci­a­men­to Ex­ter­no), re­a­li­za­da em 15 de de­zem­bro de 2015. A pas­ta fe­de­ral diz que, na oca­sião, a so­li­ci­ta­ção foi re­ti­ra­da de pauta por­que o go­ver­no es­ta­du­al não pos­suía ca­pa­ci­da­de de pa­ga­men­to que per­mi­tis­se a ob­ten­ção de ga­ran­tia da União pa­ra a re­fe­ri­da ope­ra­ção de cré­di­to.

“Tão lo­go o Es­ta­do de São Pau­lo ob­te­nha ca­pa­ci­da­de fi­nan­cei­ra pa­ra con­tra­tar a ope­ra­ção de cré­di­to ex­ter­no men­ci­o­na­do, o plei­to po­de­rá ser no­va­men­te apre­ci­a­do pe­la Co­fi­ex”, diz no­ta do mi­nis­té­rio.

Se­gun­do a Secretaria Es­ta­du­al de Trans­por­tes Me­tro­po­li­ta­nos, a apro­va­ção do pe­di­do per­mi­ti­ria a cap­ta­ção de US$ 182,7 mi­lhões (cerca de R$ 591,9 mi­lhões pe­la co­ta­ção atu­al do dó­lar) pa­ra pa­ga­men­to das de­sa­pro­pri­a­ções.

Alck­min dis­se que não é pos­sí­vel ini­ci­ar a obra com ver­ba pró­pria do Es­ta­do. “Po­de­mos até fa­zer uma par­te com nos­so re­cur­sos, mas pre­ci­sa­mos ter o fi­nan­ci­a­men­to pa­ra ga­ran­tir a con­ti­nui­da­de da obra.” Dois anos e na­da A as­si­na­tu­ra do con­tra­to do go­ver­no es­ta­du­al com o con­sór­cio ven­ce­dor da li­ci­ta­ção pa­ra cons­tru­ção da li­nha 18-Bron­ze do Me­trô com­ple­tou dois anos no fi­nal de agos­to. Pas­sa­do to­do es­se tem­po, as obras se­quer fo­ram ini­ci­a­das.

| GILBERTO MARQUES/A2IMG/DI­VUL­GA­ÇÃO

Go­ver­na­dor en­tre­gou no­vos co­le­ti­vos on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.