STF de­ci­de man­ter pri­sões já em se­gun­da ins­tân­cia

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) man­te­ve de­ci­são que per­mi­te aos juí­zes de­cre­ta­rem a pri­são an­te­ci­pa­da de con­de­na­dos, já a par­tir da se­gun­da ins­tân­cia, ain­da que ha­ja pos­si­bi­li­da­de de re­cur­sos.

As ações jul­ga­das fo­ram apre­sen­ta­das pe­la OAB (Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil) e pe­lo PEN (Par­ti­do Eco­ló­gi­co Na­ci­o­nal), con­tra jul­ga­men­to de fe­ve­rei­ro, sob ale­ga­ção de que a an­te­ci­pa­ção da pe­na vi­o­la o prin­cí­pio da pre­sun­ção de ino­cên­cia.

A vo­ta­ção foi aper­ta­da: 6 vo­tos a fa­vor e 5 con­trá­ri­os – há oi­to me­ses, o jul­ga­men­to fi­cou em 7 vo­tos a 4. O vo­to de desempate foi da­do pe­la pre­si­den­te da Cor­te, Cár­men Lú­cia.

A mai­o­ria dos mi­nis­tros en­ten­deu que a de­mo­ra no cum­pri­men­to da pe­na fa­vo­re­ce a im­pu­ni­da­de. “Frus­ta o sen­ti­men­to de Jus­ti­ça. Um sis­te­ma des­mo­ra­li­za­do não ser­ve a nin­guém”, aler­tou Ro­ber­to Bar­ro­so.

Gilmar Men­des afas­tou a pos­si­bi­li­da­de de ris­co de in­jus­ti­ça. “Ha­ve­rá re­mé­dio e o bom e ve­lho ha­be­as cor­pus estará à dis­po­si­ção”, enu­me­rou.

Te­o­ri Za­vasc­ki ava­li­ou que as Cor­tes su­pe­ri­o­res não po­dem atu­ar pa­ra im­pe­dir a sen­ten­ça. “Se a pre­sun­ção de­ve dis­po­ni­bi­li­zar mei­os e opor­tu­ni­da­des pa­ra o réu in­ter­vir no pro­ces­so, ela não po­de es­va­zi­ar o sen­so de jus­ti­ça”, dis­se.

Ed­son Fa­chin e Luiz Fux tam­bém acom­pa­nha­ram a di­ver­gên­cia.

Re­la­tor do ca­so, Mar­co Au­ré­lio Mel­lo, úni­co a vo­tar no iní­cio do jul­ga­men­to em se­tem­bro, en­ten­deu que to­dos os pre­sos de­ve­ri­am ser sol­tos até que ha­ja a sen­ten­ça de­fi­ni­ti­va.

O vo­to de Mel­lo foi se­gui­do por Ro­sa We­ber, Dias Tof­fo­li, Ri­car­do Lewan­dows­ki e Cel­so de Mel­lo.

Tof­fo­li, aliás, foi o úni­co a mu­dar o vo­to em re­la­ção ao jul­ga­men­to de fe­ve­rei­ro. O mi­nis­tro, que era fa­vo­rá­vel à mu­dan­ça, de­fen­deu que a exe­cu­ção da pe­na fos­se per­mi­ti­da ape­nas após con­de­na­ção em ter­cei­ra ins­tân­cia fei­ta pe­lo STJ (Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça).

Com ba­se no no­vo en­ten­di­men­to já foi pre­so, por exem­plo, o se­na­dor cas­sa­do Luiz Es­te­vão, con­de­na­do a 31 anos de pri­são por des­vi­os do Fó­rum Tra­ba­lhis­ta de São Pau­lo, na dé­ca­da de 1990. MAR­CE­LO FREI­TAS, METRO BRASÍLIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.