Fu­ra­cão que atin­giu o Hai­ti chega aos EUA

Aler­ta. Tem­pes­ta­de per­deu for­ça e foi re­bai­xa­da, mas au­to­ri­da­des man­ti­ve­ram aler­tas

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

Tem­pes­ta­de ca­ri­be­nha mais fe­roz em qua­se uma dé­ca­da, o fu­ra­cão Matthew se­guia on­tem ru­mo às Baha­mas e a cos­ta les­te da Fló­ri­da, nos EUA, após de­vas­tar o Hai­ti e Cu­ba com chu­vas tor­ren­ci­ais e ma­tar ao me­nos 36 pes­so­as. Mes­mo com me­nos for­ça, as au­to­ri­da­des man­ti­ve­ram aler­tas de eva­cu­a­ção.

O fu­ra­cão atin­giu Cu­ba e o Hai­ti na ter­ça-fei­ra, com ven­tos de 230 quilô­me­tros por ho­ra, gol­pe­an­do ci­da­des, ter­ras de cul­ti­vo e re­sorts. O Hai­ti adi­ou sua eleição pre­si­den­ci­al, que se­ria re­a­li­za­da nes­te do­min­go.

Nos EUA, mi­lhões de pes­so­as fo­ram ori­en­ta­das a dei­xar o li­to­ral su­des­te. O go­ver­na­dor da Fló­ri­da, Rick Scott, aler­tou os mo­ra­do­res pa­ra que se pre­pa­ras­sem pa­ra uma pos­sí­vel ca­tás­tro­fe.

Cen­te­nas de mi­lha­res de pes­so­as fo­ram re­ti­ra­das da tra­je­tó­ria do Matthew, que pro­vo­cou gran­des inun­da­ções e ma­tou ao me­nos 32 pes­so­as no Hai­ti e qua­tro na Re­pú­bli­ca Do­mi­ni­ca­na.

On­tem, a tem­pes­ta­de per­deu for­ça ao che­gar aos EUA, mas ain­da tem po­ten­ci­al de des­trui­ção.

Matthew atin­giu o Hai­ti e Cu­ba co­mo um fu­ra­cão de ca­te­go­ria qua­tro, e foi re­bai­xa­do pa­ra três, em uma es­ca­la de cin­co, ao che­gar em so­lo ame­ri­ca­no.

O pre­si­den­te dos EUA, Ba­rack Oba­ma, re­co­men­dou aos mo­ra­do­res das áre­as no ca­mi­nho do fu­ra­cão que le­vem a sé­rio as or­dens de dei­xa­rem su­as ca­sas, ca­so se­ja ne­ces­sá­rio.

“Es­pe­ra­mos o me­lhor, mas qu­e­re­mos nos pre­pa­rar pa­ra o pi­or”, dis­se Oba­ma. Se­gun­do ele, o fu­ra­cão é uma “tem­pes­ta­de sé­ria”. “Se vo­cê re­ce­ber uma or­dem de eva­cu­a­ção, lem­bre-se que vo­cê sem­pre po­de re­cons­truir e con­ser­tar pro­pri­e­da­des. Mas vo­cê não po­de res­tau­rar uma vi­da se ela for per­di­da.” METRO

| C.G.R./REUTERS

Li­xo inun­dou ru­as do Hai­ti du­ran­te a pas­sa­gem do fu­ra­cão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.