Anônimo es­pião?

Es­treia. Pro­fes­sor se en­vol­ve com a má­fia rus­sa em ‘Nos­so Fi­el Trai­dor’

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Os li­vros de John Le Car­ré pa­re­cem ro­tei­ros pron­tos ao ci­ne­ma. Su­as his­tó­ri­as de es­pi­o­na­gem – em especial du­ran­te os anos de Guer­ra Fria – já ren­de­ram adap­ta­ções co­mo “O Ho­mem Mais Pro­cu­ra­do” (2014) e a sé­rie de TV “The Night Ma­na­ger” (2016).

Di­ri­gi­do por Su­san­na Whi­te, “Nos­so Fi­el Trai­dor” sur­ge com uma tra­ma me­nos in­trin­ca­da – mas ain­da as­sim ele­tri­zan­te – ba­se­a­da no li­vro homô­ni­mo pu­bli­ca­do pe­lo au­tor in­glês em 2010.

A his­tó­ria gi­ra em tor­no do pro­fes­sor Per­ry Ma­ke­pe­a­ce (Ewan McG­re­gor) e sua mu­lher, Gail (Na­o­mie Har­ris). Du­ran­te uma vi­a­gem de fé­ri­as a Mar­ra­kesh, o ca­sal bri­tâ­ni­co co­nhe­ce o ex­cên­tri­co rus­so Di­ma (Stel­lan Skars­gard).

Em meio a fes­tas, o es­tran­gei­ro bus­ca a aju­da de Per­ry. Ele se re­ve­la o ca­be­ça do es­que­ma de la­va­gem de di­nhei­ro da má­fia rus­sa e quer aju­da pa­ra con­se­guir asilo po­lí­ti­co na In­gla­ter­ra por meio da agência de in­ves­ti­ga­ção MI6.

Em tro­ca, ele pro­me­te en­tre­gar no­mes do al­to es­ca­lão bri­tâ­ni­co, co­mo ad­vo­ga­dos, po­lí­ti­cos e ban­quei­ros, en­vol­vi­dos em fal­ca­tru­as fi­nan­cei­ras em ní­vel in­ter­na­ci­o­nal.

Agin­do de boa fé, Per­ry en­tre­ga o ma­te­ri­al de Di­ma à or­ga­ni­za­ção. Ele não ima­gi­na, na­que­le pon­to, que seu en­vol­vi­men­to na his­tó­ria es­tá lon­ge de ser ape­nas o de me­ni­no de re­ca­dos e que, a par­tir de en­tão, é a sua vi­da e de sua mu­lher que es­ta­rão em ris­co.

O ro­tei­ro de Hos­sein Ami­ni apre­sen­ta o per­so­na­gem de McG­re­gor co­mo um anônimo. Po­de­ria ser qual­quer um de nós, mer­gu­lha­do em um es­que­ma mui­to mai­or do que se po­de ima­gi­nar, e es­sa pos­tu­ra in­gê­nua de­le é o que tor­na as cons­pi­ra­ções do fil­me mais fá­ceis de se­rem acom­pa­nha­das, di­fe­ren­te­men­te do que ocor­re em “O Es­pião que Sa­bia De­mais” (2011).

A prin­cí­pio, o trai­dor ao qual o tí­tu­lo do fil­me se re­fe­re pa­re­ce ser Di­ma, mas a tra­ma se cons­trói pa­ra que o mo­ci­nho se­ja res­pon­sa­bi­li­za­do por vi­rar as cos­tas ao pró­prio país, dan­do com­ple­xi­da­de à tra­ma ins­ti­gan­te de Le Car­ré. METRO

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Ewan McG­re­gor e Na­o­mie Har­ris vi­vem ca­sal que bus­ca fa­zer boa ação e vê a vi­da trans­for­ma­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.