Fu­ra­cão dei­xa 12 mi em aler­ta nos EUA

Tem­pes­ta­de ma­tou 264 pes­so­as no Ca­ri­be, prin­ci­pal­men­te no Hai­ti

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Mai­or tem­pes­ta­de a ame­a­çar os EUA em mais de uma dé­ca­da, o fu­ra­cão Matthew de­ve che­gar na ma­dru­ga­da des­ta sex­ta-fei­ra à Fló­ri­da, com ven­tos de 220 km/h. Nos úl­ti­mos di­as, a tem­pes­ta­de dei­xou um ras­tro de des­trui­ção nas Baha­mas e ma­tou ao me­nos 264 pes­so­as no Ca­ri­be, prin­ci­pal­men­te no Hai­ti.

A tem­pes­ta­de es­ta­va on­tem na ca­te­go­ria 4 (“mui­to pe­ri­go­sa”), em uma es­ca­la de in­ten­si­da­de de cin­co, e as pre­vi­sões são de que atin­gis­se o so­lo ame­ri­ca­no pe­la cos­ta les­te do país. Se­gun­do o Cen­tro Na­ci­o­nal de Fu­ra­cões dos EUA, os im­pac­tos da che­ga­da do Matthew são “po­ten­ci­al­men­te de­sas­tro­sos”.

No les­te dos EUA, mais de 12 mi­lhões fo­ram co­lo­ca­das em es­ta­do de aler­ta pa­ra uma pos­sí­vel eva­cu­a­ção. A Ca­sa Bran­ca de­cre­tou es­ta­do de emer­gên­cia nos es­ta­dos da Ca­ro­li­na do Sul e da Fló­ri­da. “Es­ta tem­pes­ta­de é um mons­tro”, dis­se o go­ver­na­dor da Fló­ri­da, Rick Scott.

As es­tra­das na ro­ta do fu­ra­cão fi­ca­ram con­ges­ti­o­na­das. Pos­tos de ga­so­li­na e lo­jas de con­ve­ni­ên­cia fi­ca­ram sem es­to­que à me­di­da que a tem­pes­ta­de se apro­xi­ma­va.

Cen­te­nas de vo­os pa­ra o sul da Fló­ri­da fo­ram can­ce­la­dos, e mais eram adi­a­dos à me­di­da que o fu­ra­cão mu­da­va de tra­je­to. Não há pre­vi­são de nor­ma­li­za­ção. Pa­ci­en­tes fo­ram trans­fe­ri­dos a hos­pi­tais pró­xi­mos. Walt Dis­ney World, Se­aWorld e os es­tú­di­os Uni­ver­sal fe­cha­ram tem­po­ra­ri­a­men­te.

Du­ran­te a pas­sa­gem da tem­pes­ta­de pe­lo Hai­ti, pe­lo me­nos 264 pes­so­as mor­re­ram, se­gun­do a CNN, e mi­lha­res fo­ram de­sa­lo­ja­das. Na Re­pú­bli­ca Do­mi­ni­ca­na, vi­zi­nha ao Hai­ti, fo­ram re­gis­tra­dos pe­lo me­nos qua­tro mor­tes.

ME­TRO

| J. DRAKE/REU­TERS

Vo­lun­tá­rio põe ma­dei­ra em pré­dio na Ca­ro­li­na do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.