Uni­da­des bá­si­cas de saú­de de São Ber­nar­do abrem ama­nhã

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

As 34 UBSs (Uni­da­des Bá­si­cas de Saú­de) de São Ber­nar­do es­ta­rão aber­tas ama­nhã, das 8h às 17h, ex­clu­si­va­men­te pa­ra a re­a­li­za­ção da Cam­pa­nha de Pre­ven­ção do Cân­cer de Ma­ma e de Co­lo do Úte­ro, os dois ti­pos mais co­muns en­tre as mu­lhe­res e com gran­des chan­ces de cu­ra se di­ag­nos­ti­ca­dos no es­tá­gio ini­ci­al.

Du­ran­te to­do o dia, se­rão agen­da­das ma­mo­gra­fi­as pa­ra as pa­ci­en­tes que in­te­gram os gru­pos de ris­co e tam­bém se­rão co­le­ta­dos os exa­mes de pa­pa­ni­co­lau. As ati­vi­da­des fa­zem par­te do Ou­tu­bro Ro­sa, mês de mo­bi­li­za­ção em prol da saú­de fe­mi­ni­na.

Pa­ra re­ce­ber aten­di­men­to ama­nhã, não é ne­ces­sá­rio agen­da­men­to pré­vio. Além da mar­ca­ção de exa­mes, os pro­fis­si­o­nais de saú­de nas UBSs da­rão ori­en­ta­ções so­bre co­mo re­a­li­zar o au­to­e­xa­me e iden­ti­fi­car os pri­mei­ros si­nais do cân­cer de ma­ma. “O au­to­e­xa­me de­ve ser fei­to até dez di­as após o iní­cio da mens­tru­a­ção. Ao apal­par as ma­mas, a mu­lher de­ve es­tar aten­ta à pre­sen­ça de nó­du­los e abau­la­men­tos”, ex­pli­ca o co­or­de­na­dor mé­di­co do Caism (Cen­tro de Aten­ção In­te­gral à Saú­de da Mu­lher), Ro­dol­fo Stru­fal­di.

ME­TRO ABC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.