Gaeco pren­de po­li­ci­ais por sus­pei­ta de ex­tor­são

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Dois po­li­ci­ais ci­vis do Deic (De­par­ta­men­to de In­ves­ti­ga­ções Cri­mi­nais) fo­ram pre­sos on­tem, em São Pau­lo, sus­pei­tos de ex­tor­quir em­pre­sá­ri­os da Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Cam­pi­nas in­ves­ti­ga­dos na Ope­ra­ção Pe­tro­lei­ros, ação do Deic que apu­ra a ven­da de com­bus­tí­veis ir­re­gu­la­res.

As pri­sões in­te­gram ope­ra­ção re­a­li­za­da pe­lo Gaeco (Gru­po de Atu­a­ção Es­pe­ci­al de Re­pres­são ao Cri­me Or­ga­ni­za­do) e da Cor­re­ge­do­ria da Po­lí­cia Ci­vil.

Tam­bém fo­ram pre­sos o ad­vo­ga­do Mar­ce­lo Sil­ves­tre, em Pau­lí­nia, e o em­pre­sá­rio João de Cam­pos, em Cos­mó­po­lis. Um ter­cei­ro po­li­ci­al do Deic sus­pei­to de in­te­grar o es­que­ma per­ma­ne­ce fo­ra­gi­do – os no­mes dos po­li­ci­ais não fo­ram di­vul­ga­dos.

Se­gun­do o pro­mo­tor do Gaeco Da­ni­el Zu­li­an, os po­li­ci­ais co­bra­ram pro­pi­na pa­ra li­vrar em­pre­sá­ri­os que ven­di­am ga­so­li­na rou­ba­da ou adul­te­ra­da. A in­ves­ti­ga­ção do Gaeco foi ini­ci­a­da após de­nún­ci­as de em­pre­sá­ri­os can­sa­dos da chan­ta­gem. Os po­li­ci­ais che­ga­ram a pe­dir R$ 6 mi­lhões, mas o va­lor não te­ria si­do pa­go.

“O ad­vo­ga­do que foi pre­so in­ter­me­di­a­va a ne­go­ci­a­ção de va­lo­res en­tre os po­li­ci­ais e os em­pre­sá­ri­os. O em­pre­sá­rio de Cos­mó­po­lis foi pre­so por­que pa­gou pa­ra se be­ne­fi­ci­ar”, con­ta Zu­li­an. Na ca­sa do ad­vo­ga­do, os pro­mo­to­res en­con­tra­ram R$ 15 mil e uma ar­ma com do­cu­men­ta­ção re­gu­lar.

O ad­vo­ga­do e o em­pre­sá­rio per­ma­ne­cem pre­sos em Cam­pi­nas. Os po­li­ci­ais es­tão pre­sos em pre­sí­dio da Po­lí­cia Ci­vil.

Em no­ta, a as­ses­so­ria de im­pren­sa da SSP (Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca) dis­se que a Cor­re­ge­do­ria da Po­lí­cia Ci­vil vai ins­tau­rar pro­ce­di­men­to ad­mi­nis­tra­ti­vo con­tra os po­li­ci­ais que fo­ram pre­sos.

ME­TRO CAM­PI­NAS

| DENNY CE­SA­RE/CÓ­DI­GO 19/FO­LHA­PRESS

Ad­vo­ga­do Mar­ce­lo Sil­ves­tre foi pre­so em Pau­lí­nia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.