Cai nú­me­ro de no­vos alu­nos no en­si­no su­pe­ri­or

Foi a pri­mei­ra re­du­ção des­de 2009. Em to­do o país, hou­ve que­da de 6,1%, mas si­tu­a­ção é pi­or em ins­ti­tui­ções par­ti­cu­la­res. Go­ver­no es­tu­da MP pa­ra re­gu­la­ri­zar o Fi­es

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

As uni­ver­si­da­des bra­si­lei­ras ti­ve­ram 6,1% me­nos calouros em 2015, de acor­do com o Cen­so do En­si­no Su­pe­ri­or di­vul­ga­do on­tem pe­lo Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção. O nú­me­ro me­nor de no­vos uni­ver­si­tá­ri­os in­ter­rom­pe uma tra­je­tó­ria de al­tas con­se­cu­ti­vas re­gis­tra­das des­de 2009.

No ano pas­sa­do fo­ram ofer­ta­das 8,5 mi­lhões de va­gas, so­ma­das as re­ma­ne­cen­tes e as cri­a­das. Mes­mo as­sim, 5,4 mi­lhões de ca­dei­ras fi­ca­ram de­so­cu­pa­das. As ins­ti­tui­ções par­ti­cu­la­res, que aco­lhem 3 em ca­da 4 uni­ver­si­tá­ri­os, per­de­ram 176 mil alu­nos. Fi­es O re­sul­ta­do ruim coin­ci­de com as no­vas re­gras do Fi­es (Fi­nan­ci­a­men­to Es­tu­dan­til). Des­de o ano pas­sa­do, o alu­no só con­se­gue plei­te­ar o re­cur­so se atin­gir 450 pon­tos no Enem (Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio). O nú­me­ro de con­tra­tos caiu de 713 mil, em 2014, pa­ra 287 mil, no ano pas­sa­do.

Além de ter uma dí­vi­da de R$ 5 bi­lhões com as uni­ver­si­da­des pri­va­das, o re­pas­se do Fi­es es­tá atra­sa­do há qua­tro me­ses. O go­ver­no aguar­da a vo­ta­ção de um pro­je­to que abre cré­di­to de R$ 702 mi­lhões pa­ra re­gu­la­ri­zar o pro­gra­ma.

Di­an­te da de­mo­ra do Con­gres­so, o mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Men­don­ça Fi­lho, pe­di­rá ao pre­si­den­te Mi­chel Te­mer a edi­ção de uma me­di­da pro­vi­só­ria.

ME­TRO BRA­SÍ­LIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.