Rio de Ja­nei­ro ofi­ci­a­li­za ca­lo­te

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

De­pois de es­tou­rar o te­to de en­di­vi­da­men­to pre­vis­to na Lei de Res­pon­sa­bi­li­da­de Fis­cal, o Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro de­ci­diu sus­pen­der o pa­ga­men­to a pres­ta­do­res de ser­vi­ços e for­ne­ce­do­res de di­ver­sos ór­gãos.

Se­gun­do o de­cre­to, pu­bli­ca­do on­tem no Diá­rio Ofi­ci­al e as­si­na­do pe­lo go­ver­na­dor em exer­cí­cio Fran­cis­co Dornelles, fi­cam sus­pen­sas, por 30 di­as, no­vas li­be­ra­ções pa­ra em­pe­nho das des­pe­sas pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to das ati­vi­da­des ad­mi­nis­tra­ti­vas de ór­gãos es­ta­du­ais, in­cluin­do des­pe­sas de cus­teio pre­vi­sí­veis.

Se­gun­do o go­ver­no, a me­di­da de­ve ge­rar uma eco­no­mia de R$ 173 mi­lhões men­sais. O de­cre­to não se apli­ca aos con­tra­tos com as se­cre­ta­ri­as de Edu­ca­ção, Se­gu­ran­ça, Ad­mi­nis­tra­ção Pe­ni­ten­ciá­ria, Saú­de e De­fe­sa Ci­vil, e seus ór­gãos vin­cu­la­dos. Além dis­so, es­tão man­ti­dos os em­pe­nhos de des­pe­sas pa­ra o cum­pri­men­to dos ín­di­ces de edu­ca­ção pre­vis­tos pe­la Cons­ti­tui­ção.

O de­cre­to pre­vê a de­vo­lu­ção de par­te dos ser­vi­do­res ce­di­dos pe­la União ou por pre­fei­tu­ras, com ex­ce­ção da­que­les que ocu­pam car­gos es­tra­té­gi­cos. Du­ran­te os 30 di­as de sus­pen­são dos pa­ga­men­tos, as se­cre­ta­ri­as de Fa­zen­da e de Pla­ne­ja­men­to e Ges­tão fa­rão um es­tu­do pa­ra de­fi­nir se es­se pra­zo se­rá pror­ro­ga­do.

A Jus­ti­ça de­ter­mi­nou, no fim da tar­de de on­tem, o arresto de cer­ca de R$ 5,5 mi­lhões das con­tas do Es­ta­do. O di­nhei­ro se­rá usa­do pa­ra pa­gar os ser­vi­do­res, que es­tão com os sa­lá­ri­os atra­sa­dos.

ME­TRO RIO E BAND

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.