Pro­pos­ta de re­for­ma da Pre­vi­dên­cia tem la­cu­nas, diz agên­cia

Go­ver­no quer con­cluir tex­to fi­nal es­te mês, mas en­tre os as­sun­tos em aber­to es­tá a de­fi­ni­ção de quais be­ne­fí­ci­os de­vem ser des­vin­cu­la­dos do re­a­jus­te do sa­lá­rio mí­ni­mo

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

A pro­pos­ta de re­for­ma da Pre­vi­dên­cia re­ce­bi­da on­tem à tar­de pe­lo pre­si­den­te Mi­chel Te­mer dei­xa em aber­to mo­di­fi­ca­ções cru­ci­ais pa­ra o go­ver­no, co­mo as al­te­ra­ções nas pen­sões por mor­te, a des­vin­cu­la­ção de be­ne­fí­ci­os do sa­lá­rio mí­ni­mo e o ta­ma­nho das al­te­ra­ções nas apo­sen­ta­do­ri­as mi­li­ta­res, in­for­ma­ram à “Reu­ters” fon­tes pa­la­ci­a­nas.

O es­que­le­to cen­tral da re­for­ma, que in­clui a de­fi­ni­ção de uma ida­de mí­ni­ma de 65 anos e um pra­zo de tran­si­ção de 20 anos pa­ra mu­lhe­res e pro­fes­so­res e 15 anos pa­ra ho­mens, já es­tá de­fi­ni­do. No en­tan­to, ca­be­rá a Te­mer dar a pa­la­vra fi­nal so­bre vá­ri­os “ce­ná­ri­os” em di­ver­sas ques­tões.

Es­tá em aber­to, por exem­plo, quais be­ne­fí­ci­os se­rão des­vin­cu­la­dos do re­a­jus­te do sa­lá­rio mí­ni­mo. Es­tão em es­tu­do as li­cen­ças-ma­ter­ni­da­de, au­xí­lio-do­en­ça, be­ne­fí­cio de pres­ta­ção con­ti­nu­a­da e pen­são por mor­te, en­tre ou­tros. A in­clu­são de to­dos ou ape­nas al­guns, in­for­mou uma das fon­tes, de­pen­de­rá do im­pac­to fi­nan­cei­ro e do grau de di­fi­cul­da­de le­gal de fa­zer mo­di­fi­ca­ções.

Te­mer pre­ten­de apre­sen­tar a pro­pos­ta às cen­trais sin­di­cais, às con­fe­de­ra­ções de em­pre­sá­ri­os e aos lí­de­res da ba­se go­ver­nis­ta an­tes de fe­char o tex­to e en­viá-lo ao Con­gres­so. A pri­mei­ra reu­nião – com os sin­di­ca­tos – es­tá pre­vis­ta pa­ra ter­ça-fei­ra. Go­ver­na­do­res Um gru­po de oi­to go­ver­na­do­res (SP, RJ, RS, MG, DF, SC, ES e AL) par­ti­ci­pou on­tem de ma­nhã de uma reu­nião com Te­mer pa­ra ma­ni­fes­tar apoio à re­for­ma da Pre­vi­dên­cia. Eles apresentaram a pro­pos­ta de ele­var a alí­quo­ta mí­ni­ma de con­tri­bui­ção pre­vi­den­ciá­ria dos ser­vi­do­res pa­ra 14%.

ME­TRO

| PAU­LO WHITAKER/REU­TERS

Mi­chel Te­mer: di­ver­sas ques­tões em es­tu­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.