Po­lí­ti­ca

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLÁU­DIO HUM­BER­TO CLAU­DIO.HUM­BER­TO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

PT AMADURECE DECISAO DE MU­DAR NO­ME E SI­GLA Após o fra­cas­so elei­to­ral do úl­ti­mo dia 2, ga­nhou for­ça no PT a pro­pos­ta de mu­dan­ça de no­me e de si­gla, pa­ra evi­tar a de­ban­da­da de mi­li­tan­tes do par­ti­do de­vas­ta­do pe­la cor­rup­ção. O ex-pre­si­den­te Lu­la e di­ri­gen­tes pe­tis­tas se as­sus­ta­ram com o re­sul­ta­do das ur­nas, mos­tran­do que o PT en­co­lheu 63%, e ago­ra ava­li­am a ne­ces­si­da­de de “mu­dar pa­ra so­bre­vi­ver”, an­tes que a elei­ção de 2018 de­cre­te a ex­tin­ção do par­ti­do.

FAN­TAS­MA DA PRISAO O te­mor no PT é que sua ex­tin­ção ve­nha a ser pre­ci­pi­ta­da com a even­tu­al pri­são de Lu­la. Sem ele, o PT aca­ba­ria, ava­li­am di­ri­gen­tes.

VI­RAN­DO MANICO Es­ti­ma­ti­vas in­ter­nas in­di­cam que em 2018 o PT so­men­te de­ve ele­ger 30 de­pu­ta­dos fe­de­rais, se tan­to. Ho­je são 58, mas ele­geu 70 em 2014.

SERIO OBSTACULO Um obs­tá­cu­lo pa­ra o PT mu­dar de no­me é a au­to­ria da pro­pos­ta: o ex-mi­nis­tro Tar­so Gen­ro, é de fac­ção con­trá­ria à de Lu­la, que o de­tes­ta. MAIA PRI­O­RI­ZA LEI PA­RA REPATRIACAO DE RE­CUR­SOS. O pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia, en­fi­ou o go­ver­no Mi­chel Te­mer em saia justa ao co­lo­car em vo­ta­ção re­que­ri­men­to de ur­gên­cia, afi­nal der­ru­ba­do, do pro­je­to al­te­ran­do a Lei de Re­pa­tri­a­ção de Re­cur­sos. O Pla­nal­to não que­ria me­xer nis­so. O lí­der do go­ver­no, An­dré Mou­ra (PSC-SE), te­ve de pe­dir so­cor­ro a lí­de­res ali­a­dos. So­li­ci­ta­do a ex­pli­car seu em­pe­nho por es­se pro­je­to, Ro­dri­go Maia não res­pon­deu à co­lu­na.

UMA UNICA OBRA. PF in­di­ci­ou Lu­la por fa­ci­li­tar pro­pi­na de R$20 mi­lhões pa­ra o so­bri­nho em uma obra da Ode­bre­cht, em An­go­la: a hi­dre­lé­tri­ca de Cam­bam­be. E é só o co­me­ço: a em­prei­tei­ra tem ou­tras 34 de obras no país. PER­GUN­TA EM CU­RI­TI­BA. Lu­la re­cla­ma da am­pla di­vul­ga­ção da de­nún­cia con­tra ele na La­va Ja­to por­que pre­fe­re ser pre­so sem nin­guém sa­ber?

| MAR­CE­LO CA­MAR­GO/AGÊN­CIA BRA­SIL

Ro­dri­go Maia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.