Cri­an­ças ga­nham guia on-li­ne pa­ra apren­der a con­su­mir

Fu­tu­ro adul­to de­ve ter no­ção de or­ça­men­to fa­mi­li­ar e de co­mo com­pa­rar ar­ti­gos na ho­ra da com­pra

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

As cri­an­ças es­tão ga­nhan­do à vés­pe­ra de seu dia o Guia do CDC Mi­rim (Có­di­go de De­fe­sa do Con­su­mi­dor Mi­rim), uma pu­bli­ca­ção on-li­ne, que po­de ser bai­xa­da gra­tui­ta­men­te (www.pro­tes­te.org.br), di­ri­gi­da ao pú­bli­co in­fan­til.

Nas re­la­ções de con­su­mo, as cri­an­ças não po­dem ser tra­ta­das co­mo adul­tos por­que ain­da não têm to­das as con­di­ções pa­ra ana­li­sar o que ex­põem as pro­pa­gan­das. An­tes dos 12 anos, ain­da fal­ta ex­pe­ri­ên­cia pa­ra se­le­ci­o­nar os itens de mais qua­li­da­de pe­los me­lho­res pre­ços.

O Guia do CDC Mi­rim mos­tra ain­da que o fu­tu­ro adul­to de­ve apren­der, nos pri­mei­ros anos, con­cei­tos co­mo do or­ça­men­to fa­mi­li­ar e da com­pa­ra­ção en­tre ar­ti­gos que pre­ten­da com­prar.

A pu­bli­ca­ção tra­ta tam­bém de ques­tões de ci­da­da­nia; tó­pi­cos da le­gis­la­ção; co­mo evi­tar o consumismo; a pu­bli­ci­da­de abu­si­va; ali­men­ta­ção sau­dá­vel; me­sa­da; di­cas pa­ra as com­pras; e con­su­mi­dor de A a Z.

De acor­do com Maria Inês Dol­ci, co­or­de­na­do­ra ins­ti­tu­ci­o­nal da Pro­tes­te, res­pon­sá­vel pe­lo tra­ba­lho, ha­ven­do edu­ca­ção pa­ra o con­su­mo na in­fân­cia, o adul­to sa­be­rá, en­tre ou­tras coi­sas, que não de­ve se en­di­vi­dar.

Tam­bém apren­de­rá, diz ela, a ava­li­ar qua­li­da­de e pre­ços de di­ver­sos pro­du­tos e ser­vi­ços, além de exi­gir o cum­pri­men­to do que foi es­ta­be­le­ci­do pe­lo Có­di­go de De­fe­sa do Con­su­mi­dor dos adul­tos.

ME­TRO

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Ca­pa do guia do CDC Mi­rim: ver­são on-li­ne pa­ra bai­xar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.