Ave­ni­da Goiás po­de per­der con­ver­sões na fai­xa cen­tral

Mu­dan­ça se­rá ne­ces­sá­ria pa­ra im­plan­ta­ção de fai­xa re­ver­sa nos ho­rá­ri­os de pi­co, pro­mes­sa de cam­pa­nha do pre­fei­to elei­to José Au­ric­chio Jú­ni­or (PSDB) pa­ra de­sa­fo­gar trân­si­to

Metro Brazil (ABC) - - Foco - VA­NES­SA SELICANI

A ave­ni­da Goiás, em São Ca­e­ta­no, de­ve pas­sar no pró­xi­mo ano por mu­dan­ças no flu­xo de veí­cu­los.

Uma das pro­mes­sas do pre­fei­to elei­to José Au­ric­chio Jú­ni­or (PSDB) é ins­ta­lar fai­xa re­ver­sa na via pa­ra de­sa­fo­gar o trân­si­to nos ho­rá­ri­os de pi­co. Pa­ra que a ideia saia do pa­pel, as con­ver­sões nas fai­xas cen­trais de­vem ser ex­tin­tas.

O pro­je­to é con­si­de­ra­do de fá­cil exe­cu­ção por Au­ric­chio e de­ve ser efe­ti­va­do nos pri­mei­ros me­ses de seu man­da­to, no pró­xi­mo ano.

As fai­xas re­ver­sí­veis já fun­ci­o­nam des­de 1986 na ci­da­de de São Pau­lo em ave­ni­das co­mo a Ra­di­al Les­te e Gi­o­van­ni Gron­chi. O me­ca­nis­mo con­sis­te na in­ver­são do sen­ti­do de cir­cu­la­ção de fai­xas de ro­la­men­to pa­ra aten­der o sen­ti­do de mai­or de­man­da de trá­fe­go.

Em São Ca­e­ta­no, o pro­je­to pre­vê ado­ção de ape­nas uma fai­xa pa­ra re­for­ço. Des­ta for­ma, du­ran­te as ma­nhãs, por exem­plo, em que o flu­xo é mais in­ten­so no sen­ti­do ca­pi­tal, uma das pis­tas do bair­ro se­ria “em­pres­ta­da” pa­ra tam­bém fun­ci­o­nar no sen­ti­do ca­pi­tal.

De acor­do com Au­ric­chio, um es­tu­do so­bre o me­ca­nis­mo já foi ini­ci­a­do du­ran­te seu go­ver­no an­te­ri­or, en­tre 2009 e 2012. “Pa­ra­mos na ques­tão das con­ver­sões, mas acho que não é fa­tor proi­bi­ti­vo (pa­ra ins­ta­la­ção da fai­xa). Tem que equa­ci­o­nar co­mo tra­ba­lha­ria com is­so”, dis­se.

Ele afir­ma que uma das idei­as pro­pos­tas é ex­tin­guir as con­ver­sões e cri­ar op­ções em qua­dra­do nas vi­as la­te­rais pa­ra os re­tor­nos. “Es­sa po­de ser uma saí­da per­ma­nen­te, não só tran­si­tó­ria com a fai­xa re­ver­sa”, afir­mou o no­vo pre­fei­to.

| TIAGO SILVA/AR­QUI­VO ME­TRO

Ave­ni­da Goiás é im­por­tan­te cor­re­dor de trá­fe­go en­tre o ABC e a ca­pi­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.