Fu­ra­cão ma­ta pe­lo me­nos 17 nos EUA

Tem­pes­ta­de per­deu for­ça ao che­gar em so­lo ame­ri­ca­no, mas ain­da as­sim tem ven­tos for­tes. Au­to­ri­da­des pe­dem a mo­ra­do­res que não vol­tem pa­ra ca­sa por en­quan­to

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Equi­pes de res­ga­te re­ti­ra­ram on­tem cen­te­nas de pes­so­as das áre­as inun­da­das pe­la tem­pes­ta­de Matthew, que cau­sou da­nos na re­gião su­des­te dos Es­ta­dos Uni­dos mes­mo após per­der for­ça.

Pe­lo me­nos 17 pes­so­as mor­re­ram e mais de 2 mi­lhões de la­res e em­pre­sas fi­ca­ram sem luz após a pas­sa­gem do Matthew em so­lo ame­ri­ca­no. Mui­tas áre­as nas re­giões li­to­râ­ne­as e de ilhas fi­ca­ram sub­mer­sas.

O pre­si­den­te dos EUA, Ba­rack Oba­ma, de­cla­rou es­ta­do de emer­gên­cia na Fló­ri­da e na Geór­gia, e li­be­rou ver­ba fe­de­ral pa­ra aju­dar os Es­ta­dos a ar­ru­mar ca­sas atin­gi­das pe­lo fu­ra­cão e re­ti­rar o en­tu­lho das ru­as.

A ori­en­ta­ção das au­to­ri­da­des às pes­so­as na ro­ta da tem­pes­ta­de é que dei­xem su­as ca­sas e não vol­tem até te­rem certeza de que a si­tu­a­ção es­tá con­tro­la­da. A prin­ci­pal pre­o­cu­pa­ção dos ser­vi­ços de emer­gên­cia é com as mor­tes por en­chen­tes. Mor­tes no Hai­ti Re­bai­xa­do a um ci­clo­ne pós-tro­pi­cal na che­ga­da aos EUA, o Matthew pas­sou com for­ça de fu­ra­cão pe­lo Ca­ri­be, on­de dei­xou ao me­nos 900 mor­tos, a mai­o­ria no Hai­ti.

Se­gun­do o Cen­tro Na­ci­o­nal de Fu­ra­cões, a tem­pes­ta­de se­guia pa­ra o mar, com ven­tos que po­di­am che­gar a até 110 km.

ME­TRO

| JO­NATHAN DRAKE/REU­TERS

Água ala­gou ru­as e in­va­diu ca­sas na Ca­ro­li­na do Nor­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.