EUA 2016. Trump ata­ca pe­di­dos pa­ra re­nun­ci­ar

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Can­di­da­to re­pu­bli­ca­no à pre­si­dên­cia dos EUA, Do­nald Trump ado­tou on­tem um tom de­sa­fi­a­dor em res­pos­ta aos pe­di­dos pa­ra que dei­xe a dis­pu­ta. Os ape­los fo­ram fei­tos após a di­vul­ga­ção de um ví­deo em que Trump faz co­men­tá­ri­os ma­chis­tas so­bre mu­lhe­res.

“Um apoio tre­men­do (a não ser por al­gu­mas “li­de­ran­ças” re­pu­bli­ca­nas). Obri­ga­do”, es­cre­veu Trump em seu per­fil no Twit­ter.

No ví­deo de 2005, des­co­ber­to pe­lo jor­nal Washing­ton Post, Trump ex­pli­ca em ter­mos vul­ga­res co­mo faz pa­ra abor­dar mu­lhe­res à for­ça e se­du­zir uma mu­lher ca­sa­da. “Se vo­cê é fa­mo­so, elas dei­xam vo­cê fa­zer qual­quer coi­sa”, dis­se.

Ao me­nos 160 dos 332 po­lí­ti­cos re­pu­bli­ca­nos re­ti­ra­ram apoio a Trump após a re­ve­la­ção. Ao me­nos 30 pe­dem a ele que re­ti­ras­se a can­di­da­tu­ra. O re­ceio é que Trump ti­re vo­tos e afas­te do­a­do­res do par­ti­do.

Em um co­mí­cio on­tem, o pre­si­den­te dos EUA, Ba­rack Oba­ma, dis­se que Trump “se ali­men­ta de re­bai­xar os ou­tros” e é “in­se­gu­ro”.

An­tes do de­ba­te de on­tem com Hil­lary Clin­ton, can­di­da­ta de­mo­cra­ta à Ca­sa Bran­ca, Trump apa­re­ceu ao vi­vo no Fa­ce­bo­ok com três mu­lhe­res que acu­sam o ex-pre­si­den­te Bill Clin­ton de abu­so se­xu­al e Hil­lary, de ten­tar si­len­ciá-las.

ME­TRO

| MI­KE SEGAR/REU­TERS

Trump fez co­men­tá­ri­os ma­chis­tas em ví­deo de 2005

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.