Chu­va de­ve agra­var epi­de­mia de zi­ka

O ‘se­gun­do ve­rão’. Iní­cio da es­ta­ção chu­vo­sa as­sus­ta es­pe­ci­a­lis­ta

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - RAPHAEL VELEDA ME­TRO BRASÍLIA

O iní­cio da es­ta­ção chu­vo­sa tra­rá o pe­río­do de mai­or ame­a­ça do mos­qui­to Ae­des aegyp­ti e das do­en­ças que ele trans­mi­te, co­mo den­gue, fe­bre ama­re­la e a no­vi­da­de do ve­rão pas­sa­do, o zi­ka ví­rus.

A epi­de­mia de zi­ka re­sul­tou, até ago­ra, no nas­ci­men­to de 1.749 be­bês com microcefalia no país. Nes­te se­gun­do ve­rão do ví­rus, ape­sar do au­men­to no in­ves­ti­men­to pa­ra o com­ba­te do mos­qui­to, não há co­mo ima­gi­nar ce­ná­rio que não se­ja o do au­men­to dos casos, aler­ta es­pe­ci­a­lis­ta.

“O com­ba­te ao Ae­des se mos­tra um de­sa­fio pra­ti­ca­men­te in­trans­po­ní­vel há dé­ca­das, li­ga­do aos nos­sos his­tó­ri­cos pro­ble­mas de sa­ne­a­men­to, abas­te­ci­men­to de água e edu­ca­ção da po­pu­la­ção”, afir­ma o mé­di­co epi­de­mi­o­lo­gis­ta Pedro Tauil, pes­qui­sa­dor da UnB (Uni­ver­si­da­de de Brasília) e uma das mai­o­res au­to­ri­da­des do país em Ae­des aegyp­ti.

“Nem paí­ses ri­cos con­se­guem com­ba­ter bem o mos­qui­to. De­pen­de­mos mes­mo da va­ci­na, que es­tá em fa­se pré-clí­ni­ca, e de tec­no­lo­gi­as”, com­ple­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.