Ti­ros no Pa­vão­zi­nho le­vam pâ­ni­co às ru­as de Co­pa­ca­ba­na

Vi­o­len­to con­fron­to en­tre po­li­ci­ais e tra­fi­can­tes du­rou to­do o dia após ata­ques a ba­ses da UPP no mor­ro

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

O dia on­tem foi de mui­to pâ­ni­co em Co­pa­ca­ba­na, zo­na sul do Rio.. Um in­ten­so ti­ro­teio no mor­ro Pa­vão-Pa­vão­zi­nho, que co­me­çou de ma­nhã e per­du­rou até o fim da tar­de, as­sus­tou mo­ra­do­res e tra­ba­lha­do­res do bair­ro, além de áre­as vi­zi­nhas. Os ti­ros fo­ram ou­vi­dos em Ipanema e até em Bo­ta­fo­go. As lon­gas ho­ras de vi­o­lên­cia dei­xa­ram ao me­nos três sus­pei­tos mor­tos e três po­li­ci­ais fe­ri­dos.

Se­gun­do a po­lí­cia, oi­to cri­mi­no­sos, in­cluin­do um dos che­fes do trá­fi­co no Pa­vão, fo­ram pre­sos. Na ação, fo­ram apre­en­di­dos seis fu­zis, uma pis­to­la adap­ta­da pa­ra sub­me­tra­lha­do­ra, ra­di­o­trans­mis­so­res, mu­ni­ção, 8 kg de pas­ta ba­se de co­caí­na e uma pe­que­na quan­ti­da­de de ma­co­nha.

A Po­lí­cia Mi­li­tar in­for­mou que o con­fron­to en­tre agen­tes e ban­di­dos co­me­çou de­pois que vá­ri­as ba­ses da UPP do Pa­vão-Pa­vão­zi­nho e do Can­ta­ga­lo, comunidade vi­zi­nha, fo­ram ata­ca­das por tra­fi­can­tes. O ca­pi­tão da UPP lo­cal, Vi­ni­cius Apo­li­ná­rio de Oli­vei­ra, fi­cou fe­ri­do por es­ti­lha­ços.

Além de­le, dois agen­tes do Bo­pe que fo­ram dar apoio à ope­ra­ção fi­ca­ram fe­ri­dos após se­rem atin­gi­dos no ros- to e na per­na. Eles fo­ram en­ca­mi­nha­dos pa­ra o hos­pi­tal da cor­po­ra­ção e não cor­rem ris­co de mor­rer.

Além do Bo­pe, a ope­ra­ção con­tou com re­for­ço de po­li­ci­ais do 19o BPM (Co­pa­ca­ba­na), do Ba­ta­lhão de Cho­que e ain­da com o apoio de um he­li­cóp­te­ro. Agen­tes que es­ta­vam na ae­ro­na­ve co­or­de­na­vam as ações dos que fa­zi­am in­cur­sões no mor­ro.

De­vi­do ao in­ten­so ti­ro­teio, in­clu­si­ve com sons de ex­plo­sões, par­te do co­mér­cio de Co­pa­ca­ba­na e de Ipanema fe­chou as por­tas, as­sim co­mo um dos aces­sos do me­trô à es­ta­ção Ge­ne­ral Osó­rio. Vi­as na re­gião fo­ram in­ter­di­ta­das. Mo­to­ta­xis­tas tam­bém pa­ra­ram de cir­cu­lar na re­gião.

Ví­de­os cir­cu­la­ram nas re­des so­ci­ais com fla­gran­tes do ti­ro­teio, po­li­ci­ais cor­ren­do ar­ma­dos pe­las ru­as e a ação de ban­di­dos.

Um de­les mos­tra um sus­pei­to des­pen­can­do do cos­tão do Can­ta­ga­lo, após vá­ri­os ti­ros atin­gi­rem a en­cos­ta. Em ou­tro, cri­mi­no­sos no ter­ra­ço do Com­ple­xo Ru­bem Bra­ga, ao la­do do ele­va­dor do Mor­ro do Can­ta­ga­lo, jo­gam vá­ri­os ob­je­tos na rua. O po­li­ci­a­men­to na re­gião foi re­for­ça­do. ME­TRO RIO

| FO­TOS: RI­CAR­DO MO­RA­ES/REU­TERS

Po­li­ci­ais con­du­zem um dos pre­sos da ope­ra­ção Ti­ros e a mo­vi­men­ta­ção in­ten­sa de po­li­ci­ais as­sus­ta­ram mo­ra­do­res da re­gião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.