CLÁUDIO HUMBERTO

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLAU­DIO.HUMBERTO @METROJORNAL.COM.BR

GO­VER­NO TE­ME RE­TA­LI­A­ÇÃO DO MPF E DA JUSTIÇA.

O go­ver­no ad­mi­tiu, em con­ver­sas re­ser­va­das, que um dos prin­ci­pais obs­tá­cu­los à apro­va­ção da PEC 241, que li­mi­ta os gas­tos pú­bli­cos, foi o te­mor de re­ta­li­a­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) e da Justiça, ins­ti­tui­ções cla­ra­men­te re­sis­ten­tes ao “te­to”. Es­se te­mor foi se­gre­da­do por três em ca­da cin­co par­la­men­ta­res dos quais re­pre­sen­tan­tes do go­ver­no fe­de­ral ten­ta­vam ob­ter com­pro­mis­sos de apoi­ar a PEC 241. RE­BOR­DO­SA.

Te­me-se que MPF, ir­ri­ta­do com o te­to de gas­tos, “car­re­gue nas tin­tas” con­tra os go­ver­nis­tas e, pi­or, a Justiça os con­de­ne por idên­ti­ca ra­zão. ER­RO ES­TRA­TÉ­GI­CO.

O te­mor dos de­pu­ta­dos co­me­çou a ser re­ver­ti­do quando o pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not afir­mou que a PEC 241 se­ria “in­cons­ti­tu­ci­o­nal”. PAS­SOU DO PON­TO.

“Ja­not pas­sou do pon­to”, afir­mou um mi­nis­tro a es­ta co­lu­na, “por­que ten­tou in­ter­fe­rir em vo­ta­ção do par­la­men­to an­tes que ela ocor­res­se”. “A UNIÃO TEM QUE SE EN­DI­VI­DAR PA­RA PA­GAR OS RI­COS PRO­CU­RA­DO­RES?” MI­NIS­TRO GIL­MAR MEN­DES (STF) PER­PLE­XO COM A OPO­SI­ÇÃO DA PGR AO TE­TO DE GAS­TOS PÚ­BLI­COS COR­PO­RA­TI­VIS­MO.

A re­a­ção de Ja­not, con­si­de­ra­da “cor­po­ra­ti­vis­ta”, atin­giu os “bri­os” dos par­la­men­ta­res, que per­ce­be­ram a su­pos­ta in­ten­ção de in­ti­mi­dá-los. BAR­RO­SO PRO­PÕE DIS­CU­TIR OS CUS­TOS DA JUSTIÇA.

O mi­nis­tro Luís Bar­ro­so, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, re­co­nhe­ceu que não de­ve exis­tir ta­bu nas dis­cus­sões so­bre os cus­tos da Justiça. O or­ça­men­to do Ju­di­ciá­rio cor­res­pon­de a 1,46% do PIB, diz ele, en­quan­to a mé­dia com­pa­ra­da en­tre 38 paí­ses mos­tra que na Eu­ro­pa é qu­a­se dez ve­zes me­nor, ou se­ja, 0,18% do PIB. “O Es­ta­do no Brasil fi­cou gran­de de­mais e a so­ci­e­da­de já não con­se­gue sus­ten­tá-lo”, afir­ma Bar­ro­so. CA­NA LON­GA.

De­nun­ci­a­do pe­lo MPF/DF por qua­tro cri­mes – cor­rup­ção pas­si­va, trá­fi­co de in­fluên­cia, or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa e la­va­gem de di­nhei­ro – o ex-pre­si­den­te Lu­la es­tá su­jei­to ao me­nos a 35 anos de pri­são.

| JO­SÉ CRUZ/AGÊN­CIA BRASIL

Ro­dri­go Ja­not

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.