ONU: Hai­ti pre­ci­sa de US$ 119 mi­lhões

Di­nhei­ro ser­vi­rá pa­ra aju­da hu­ma­ni­tá­ria a 1,4 mi­lhão de pes­so­as

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

A ONU pe­diu on­tem US$ 119 mi­lhões pa­ra en­vi­ar aju­da hu­ma­ni­tá­ria a 750 mil pes­so­as no Hai­ti, atin­gi­do pe­lo fu­ra­cão Matthew há uma se­ma­na. Se­gun­do a en­ti­da­de, o di­nhei­ro pro­vi­den­ci­a­rá co­mi­da, água po­tá­vel e abri­go aos mais vul­ne­rá­veis en­tre o 1,4 mi­lhão de pes­so­as pas­san­do ne­ces­si­da­de.

O fu­ra­cão des­truiu gran­des áre­as de la­vou­ra e aba­lou se­ri­a­men­te a in­fra­es­tru­tu­ra de to­do o país.

Ain­da em es­com­bros, o Hai­ti co­me­çou a en­ter­rar seus mor­tos no do­min­go, à me­di­da que o có­le­ra se es­pa­lhou por áre­as de­vas­ta­das e o nú­me­ro de mor­tos pe­lo de­sas­tre che­gou a pe­lo me­nos mil pes­so­as. O Hai­ti tem uma po­pu­la­ção de cer­ca de 10 mi­lhões de pes­so­as e é o país mais po­bre das Amé­ri­cas. O nú­me­ro ofi­ci­al dado pe­la agên­cia cen­tral de pro­te­ção ci­vil é de 336 mor­tos. A con­ta­gem é mais len­ta que a ex­tra­o­fi­ci­al por­que os agen­tes pre­ci­sam vi­si­tar to­das as vi­las pa­ra con­fir­mar os nú­me­ros.

Au­to­ri­da­des ti­ve­ram de en­ter­rar os mor­tos em va­las co­muns por­que al­guns cor­pos es­ta­vam en­tran­do em pro­ces­so de de­com­po­si­ção. Es­ta­dos Unidos Nos EUA, o fu­ra­cão dei­xou pe­lo me­nos 21 mor­tos, a mai­o­ria no es­ta­do da Ca­ro­li­na do Nor­te. Há pe­lo me­nos 1,2 mi­lhão de pes­so­as sem ener­gia elé­tri­ca.

On­tem, o Cen­tro Na­ci­o­nal de Fu­ra­cões dis­se que a tem­pes­ta­de tro­pi­cal Ni­co­le po­de ga­nhar for­ça e che­gar ho­je à re­gião das Ber­mu­das.

A tem­po­ra­da de fu­ra­cões no Atlân­ti­co de­ve ir até 30 de no­vem­bro, diz o ser­vi­ço me­te­o­ro­ló­gi­co. ME­TRO

| C.G. RAWLINS/REU­TERS

Cri­an­ça re­ce­be tra­ta­men­to pa­ra có­le­ra em hos­pi­tal no Hai­ti

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.