Es­ta­dos pres­si­o­nam pa­ra de­sen­ga­ve­tar re­pa­tri­a­ção

Go­ver­na­do­res que­rem evi­tar per­da de ar­re­ca­da­ção e pe­di­rão vo­ta­ção do pro­je­to, ar­qui­va­do ter­ça por fal­ta de acor­do. Ca­so a Câ­ma­ra não re­ver­ta, pro­cu­ra­do­res irão à Jus­ti­ça

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - MARCELO FREITAS

En­ga­ve­ta­do após fal­ta de acor­do com o PT e par­ti­dos na­ni­cos, o pro­je­to que cria no­vas re­gras pa­ra re­gu­la­ri­zar di­nhei­ro man­ti­do no ex­te­ri­or en­trou no ra­dar dos go­ver­na­do­res, que irão pres­si­o­nar pa­ra que o te­ma vol­te à pau­ta da Câ­ma­ra na pró­xi­ma se­ma­na. Ca­so a pres­são não pros­pe­re, os pro­cu­ra­do­res dos 26 Es­ta­dos e do Dis­tri­to Fe­de­ral apre­sen­ta­rão re­cur­sos na Jus­ti­ça co­mum e no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral).

Com os co­fres va­zi­os, os go­ver­na­do­res ti­nham acer­ta­do a in­clu­são de ar­ti­go que des­ti­na­va uma fa­tia do di­nhei­ro ar­re­ca­da­do com multas a Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os, hi­pó­te­se não con­tem­pla­da na atu­al lei de re­pa­tri­a­ção, em vi­gor des­de ja­nei­ro.

A equi­pe econô­mi­ca acei­tou que fos­sem re­pas­sa­dos aos Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os os re­cur­sos que ex­ce­des­sem R$ 25 bi­lhões com multas. Sem a vo­ta­ção, no en­tan­to, a co­ta do di­nhei­ro re­pa­tri­a­do pa­ra es­tes en­tes fi­ca­ria res­tri­ta a im­pos­to de ren­da. Chan­ce de re­vi­ra­vol­ta O pre­si­den­te da Ca­sa, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), ba­teu o pé pe­lo ar­qui­va­men­to, após o es­va­zi­a­men­to do ple­ná­rio e a ten­ta­ti­va de der­ru­ba­da da ses­são na ter­ça-fei­ra, às vés­pe­ras do fe­ri­a­do.

A ideia é con­ven­cer os lí­de­res dos par­ti­dos a acei­ta­rem a re­to­ma­da do as­sun­to, de in­te­res­se do Pa­lá­cio do Pla­nal­to – que faz as con­tas e es­pe­ra co­lo­car nos co­fres pe­lo me­nos R$ 50 bi­lhões com a ‘no­va’ re­pa­tri­a­ção.

“De­ve­mos aguar­dar pa­ra que os in­te­res­sa­dos pos­sam pro­cu­rar o pre­si­den­te da Ca­sa e de­mo­vê-lo da ideia de não co­lo­car mais pa­ra apre­ci­a­ção pa­ra o ple­ná­rio”, afir­mou o re­la­tor da pro­pos­ta, Ale­xan­dre Baldy (PTN-GO).

O tempo é cur­to, já que o pra­zo de ade­são ao pro­gra­ma de re­pa­tri­a­ção ter­mi­na dia 31. Man­ti­do o im­pas­se, a lei da re­pa­tri­a­ção, san­ci­o­na­da pe­la ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff, fi­ca co­mo es­tá.

O que diz a lei

A lei de re­pa­tri­a­ção pre­vê que se­jam re­gu­la­ri­za­dos os va­lo­res man­ti­dos ile­gal­men­te no ex­te­ri­or. O in­te­res­sa­do de­ve se ins­cre­ver no Re­gi­me Especial de Re­gu­la­ri­za­ção Cam­bi­al e Tri­bu­tá­ria e pagar alí­quo­ta de 15% de im­pos­to de ren­da so­bre o va­lor de­cla­ra­do e ou­tros 15% re­fe­ren­tes a multas. As no­vas re­gras ten­ta­vam dei­xar o pro­gra­ma mais atra­ti­vo e ga­ran­tir mai­or ar­re­ca­da­ção.

| ALEX FER­REI­RA/AGÊNCIA C­MA­RA

Com no­vo acor­do, te­ma po­de vol­tar à pau­ta na 3ª

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.