QUE­BRA TU­DO! Ci­clo­via na av. Pedro Amé­ri­co, em San­to An­dré, nem foi inau­gu­ra­da e já te­ve par­te des­truí­da por cau­sa de obras em pis­ci­não. Adi­vi­nha quem vai pagar a con­ta?

Bu­ra­co foi aber­to em par­te da via

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

Re­cém-cons­truí­da e ain­da nem en­tre­gue ofi­ci­al­men­te pe­la pre­fei­tu­ra, a ci­clo­via que li­ga a re­gião do Pe­dro­so ao Cen­tro, em San­to An­dré, te­ve tre­cho des­truí­do por con­ta de obra de dre­na­gem que es­tá sen­do re­a­li­za­da na Vi­la Amé­ri­ca.

Com is­so, a pre­fei­tu­ra te­rá de re­fa­zer um tra­ba­lho que foi fi­na­li­za­do re­cen­te­men­te. Ou se­ja, te­rá que gas­tar ver­ba pú­bli­ca pa­ra fa­zer ser­vi­ço exe­cu­ta­do pe­la ini­ci­a­ti­va pri­va­da, já que o tre­cho foi cons­truí­do pe­la em­pre­sa Bro­ok­fi­eld co­mo con­tra­par­ti­da pe­la cons­tru­ção de tor­res re­si­den­ci­ais, co­mer­ci­ais e shop­ping na re­gião.

Em par­te da ro­ta pa­ra ci­clis­tas na ave­ni­da Pedro Amé­ri­co, em fren­te ao su­per­mer­ca­do Car­re­four, um bu­ra­co foi aber­to pa­ra a co­lo­ca­ção de tu­bu­la­ção. Com is­so, quem pas­sa pe­lo lo­cal de bi­ke é obrigado a sair da fai­xa ex­clu­si­va pa­ra bi­ci­cle­tas e pas­sar no meio dos car­ros. Na ma­nhã de an­te­on­tem, a va­la já ti­nha si­do fe­cha­da, mas ain­da não era pos­sí­vel pas­sar pe­da­lan­do pe­lo lo­cal.

A pre­fei­tu­ra não ex­pli­cou o mo­ti­vo de ter des­truí­do uma obra que foi re­cém-cons­truí­da. A ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal ale­gou ape­nas que pa­ra re­a­li­zar o as­sen­ta­men­to da tu­bu­la­ção foi ne­ces­sá­rio rom­per tre­cho da ci­clo­via e a pre­vi­são é re­fa­zer a pis­ta em 30 di­as.

Se­gun­do o Exe­cu­ti­vo, as in­ter­ven­ções de dre­na­gem ti­ve­ram iní­cio em maio. A via pa­ra ci­clis­tas com 13 quilô­me­tros de ex­ten­são foi fi­na­li­za­da em ju­nho, qu­a­se um mês de­pois do co­me­ço dos tra­ba­lhos pa­ra dre­na­gem na re­gião.

Quan­do foi fei­ta, a ci­clo­via ge­rou po­lê­mi­ca por­que a fai­xa pa­ra bi­kes foi pin­ta­da em ci­ma da cal­ça­da exis­ten­te no lo­cal. A ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal ale­ga que o tre­cho era pou­co usa­do por pe­des­tres. Con­tra en­chen­te O pro­je­to, que es­tá sen­do exe­cu­ta­do pe­lo Se­ma­sa (Sa­ne­a­men­to Am­bi­en­tal de San­to An­dré), vi­sa au­men­tar a efi­ci­ên­cia do pis­ci­não da Vi­la Amé­ri­ca jun­to ao cór­re­go Gu­a­ra­rá e pre­vê o re­for­ço nas tu­bu­la­ções de es­go­ta­men­to de água do re­ser­va­tó­rio, com a im­plan­ta­ção de uma no­va re­de de 320 me­tros de ex­ten­são e 800 mi­lí­me­tros de di­â­me­tro en­tre o tan­que e o tre­cho do cór­re­go ao la­do do Ata­ca­dis­ta Rol­dão, pa­ra on­de a água se­rá bom­be­a­da di­re­ta­men­te, com a aju­da de três bom­bas.

Se­gun­do a pre­fei­tu­ra, a obra vai per­mi­tir um au­men­to de va­zão dos atu­ais 120 li­tros por se­gun­do pa­ra 720 li­tros por se­gun­do. As in­ter­ven­ções es­tão or­ça­das em R$ 2,8 mi­lhões.

| ALES­SAN­DRO VALLE/ABCDIGIPRESS

Tre­cho que fi­ca em fren­te à en­tra­da do Car­re­four foi que­bra­do pa­ra in­ter­ven­ções de dre­na­gem na Vi­la Amé­ri­ca

| ALES­SAN­DRO VALLE/ABCDIGIPRESS

Não é pos­sí­vel pas­sar de bi­ci­cle­ta pe­lo tre­cho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.