Ma­ri­nho cri­ti­ca PSDB, mas ne­ga apoio po­lí­ti­co a Ma­nen­te

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

O pre­fei­to de São Ber­nar­do, Luiz Ma­ri­nho (PT), di­vul­gou on­tem em sua pá­gi­na ofi­ci­al no Fa­ce­bo­ok ví­deo so­bre sua po­si­ção no se­gun­do tur­no das elei­ções na ci­da­de. Seu can­di­da­to à su­ces­são, Tar­ci­sio Se­co­li, foi der­ro­ta­do na pri­mei­ra fa­se do plei­to com 22,57% dos vo­tos.

Ha­via ex­pec­ta­ti­va de que o pre­fei­to se ali­as­se a Alex Ma­nen­te (PPS), se­gun­do co­lo­ca­do com 28,41%. Is­to por­que, em 2008, quan­do o pe­tis­ta ven­ceu sua pri­mei­ra elei­ção, Ma­nen­te apoi­ou Ma­ri­nho na dis­pu­ta con­tra Or­lan­do Mo­ran­do (PSDB), tu­ca­no que é hoje seu ri­val no se­gun­do tur­no e que al­can­çou 45,07% dos vo­tos.

Mas a cri­se po­lí­ti­ca en­vol­ven­do o PT fez com que o apoio do par­ti­do não fos­se vis­to com bons olhos por Ma­nen­te, que já de­cla­rou não fa­zer ques­tão da par­ce­ria.

No ví­deo de on­tem, Ma­ri­nho re­pe­te dis­cur­so pa­re­ci­do com a no­ta pú­bli­ca de seu par­ti­do na se­ma­na pas­sa­da. Ele não de­cla­ra apoio a ne­nhum dos dois con­cor­ren­tes, acon­se­lha ca­da mo­ra­dor a de­ci­dir seu vo­to, mas faz crí­ti­cas ve­la­das ao PSDB, mes­mo sem ci­tar o no­me do par­ti­do.

Du­ran­te sua fa­la, pe­de que os mo­ra­do­res vo­tem com cons­ci­ên­cia pa­ra não vol­tar ao pas­sa­do, com re­fe­rên­cia

“Pe­ço que não dê seu vo­to a um can­di­da­to que só pen­sa em vin­gan­ça.”

ao go­ver­no do pre­fei­to Wil­li­am Dib, na épo­ca no PSDB, en­tre 2003 e 2008.

“Vou exer­cer (o vo­to) se­guin­do mi­nha cons­ci­ên­cia, e pe­ço que vo­cê re­fli­ta mui­to no vo­to que da­rá no pró­xi­mo dia 30. Pe­ço que pen­se no fu­tu­ro de nos­sa ci­da­de. Pe­ço que não vo­te em uma vol­ta ao pas­sa­do, dos alo­ja­men­tos, das es­co­las de la­ta, da fal­ta de cui­da­do com o meio-am­bi­en­te, das uni­da­des de saú­de aban­do­na­das, da fal­ta de po­lí­ti­ca ha­bi­ta­ci­o­nal”, diz na gra­va­ção.

Ele vol­ta a pe­dir o “não vo­to” no PSDB ao ci­tar pro­pos­tas de Mo­ran­do, co­mo o fim do Or­ça­men­to Par­ti­ci­pa­ti­vo, e ou­tros fa­tos li­ga­dos aos tu­ca­nos. “Pe­ço que não vo­te em quem tem co­mo pa­drão de edu­ca­ção o que acon­te­ce nas es­co­las es­ta­du­ais, nas quais al­gu­mas são fe­cha­das, ou­tras não têm qua­dro de pro­fes­so­res com­ple­tos, ou­tras aban­do­na­das na sua ma­nu­ten­ção, ou a me­ren­da, com ob­je­to de cor­rup­ção por par­te de mem­bros de seu par­ti­do.”

O ví­deo ti­nha até o iní­cio da noi­te de on­tem cer­ca de 4,5 mil vi­su­a­li­za­ções e 180 com­par­ti­lha­men­tos.

ME­TRO ABC

LUIZ MA­RI­NHO, PRE­FEI­TO DE SÃO BER­NAR­DO, SO­BRE O 2º TUR­NO NA CI­DA­DE

| REPRODUÇÃO/FA­CE­BO­OK

Pre­fei­to em ví­deo di­vul­ga­do on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.