Há 4,8 mi­lhões de pes­so­as que que­rem tra­ba­lhar mais

No­vo in­di­ca­dor mos­tra a su­bo­cu­pa­ção por in­su­fi­ci­ên­cia de ho­ras tra­ba­lha­das

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O Bra­sil tem 4,8 mi­lhões de pes­so­as su­bo­cu­pa­das por in­su­fi­ci­ên­cia de ho­ras tra­ba­lha­das. São aque­las que tra­ba­lham me­nos de 40 ho­ras por se­ma­na, mas que­rem e es­tão dis­po­ní­veis pa­ra tra­ba­lhar mais. O nú­me­ro foi di­vul­ga­do on­tem pe­lo IBGE (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca), den­tro da Pnad (Pes­qui­sa Na­ci­o­nal por Amos­tra de Do­mi­cí­li­os Con­tí­nua), e cor­res­pon­de ao se­gun­do tri­mes­tre des­te ano.

Se­gun­do o IBGE, ao to­do, há 22,6 mi­lhões de pes­so­as em ida­de pro­du­ti­va que po­de­ri­am es­tar tra­ba­lhan­do ple­na­men­te, mas não es­tão. O ins­ti­tu­to che­gou a es­se re­sul­ta­do com a so­ma de de­so­cu­pa­dos (os 11,6 mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos); for­ça de tra­ba­lho po­ten­ci­al (6,2 mi­lhões de pes­so­as que que­rem tra­ba­lhar, mas não pro­cu­ram em­pre­go ou não es­tão dis­po­ní­veis pa­ra o tra­ba­lho ofe­re­ci­do); e as já men­ci­o­na­das 4,8 mi­lhões de pes­so­as su­bo­cu­pa­das por in­su­fi­ci­ên­cia de ho­ras tra­ba­lha­das. Tu­do is­so jun­to re­pre­sen­ta 13,6% dos 166,3 mi­lhões de pes­so­as em ida­de de tra­ba­lhar (14 anos ou mais).

Ain­da se­gun­do o IBGE, a jor­na­da mé­dia de ho­ras tra­ba­lha­das fi­cou em 39,1 ho­ras no se­gun­do tri­mes­tre des­te ano. No se­gun­do tri­mes­tre de 2012, a jor­na­da mé­dia era de 40,1 ho­ras. Além dis­so, o ins­ti­tu­to ve­ri­fi­cou que nos úl­ti­mos qua­tro anos caiu o ín­di­ce per­cen­tu­al de ocu­pa­dos que ti­nham dois ou mais tra­ba­lhos: eram 3,5% do to­tal de ocu­pa­dos. Hoje são 2,8%. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.