Alu­nos fi­cam sem bol­sa uni­ver­si­tá­ria em SCS

Pre­fei­tu­ra de São Ca­e­ta­no só pa­gou qua­tro de no­ve par­ce­las pre­vis­tas em be­ne­fí­cio

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

Uni­ver­si­tá­ri­os de São Ca­e­ta­no afir­mam que a pre­fei­tu­ra cor­tou o pa­ga­men­to de bol­sas de es­tu­do con­ce­di­das aos es­tu­dan­tes de en­si­no su­pe­ri­or da ci­da­de ma­tri­cu­la­dos em ins­ti­tui­ções de fo­ra do mu­ni­cí­pio. A ad­mi­nis­tra­ção não ne­ga nem con­fir­ma o fim do be­ne­fí­cio.

Um gru­po de alu­nos foi até a en­tra­da da pre­fei­tu­ra on­tem pa­ra pro­tes­tar e pe­dir a re­to­ma­da do pa­ga­men­to do au­xí­lio fi­nan­cei­ro.

De acor­do com os es­tu­dan­tes, os con­tra­tos que fo­ram as­si­na­dos no iní­cio do ano por meio do AEC (Au­xí­lio Edu­ca­ci­o­nal Com­ple­men­tar) pre­vi­am o pa­ga­men­to de no­ve par­ce­las de R$ 600 pa­ra quem es­tu­da em fa­cul­da­des pri­va­das e de R$ 300 aos que fre­quen­tam uni­ver­si­da­des pú­bli­cas. Eles ale­gam que a pri­mei­ra de­las foi pa­ga so­men­te em ju­nho e o be­ne­fí­cio foi de­po­si­ta­do ape­nas até o mês pas­sa­do, to­ta­li­zan­do qua­tro das no­ve par­ce­las pre­vis­tas.

“As cin­co res­tan­tes, a gen­te não vai re­ce­ber. Es­sa in­for­ma­ção não foi pas­sa­da aos es­tu­dan­tes. Só fi­ca­mos sa­ben­do por­que li­ga­mos na Se­cre­ta­ria da Edu­ca­ção pa­ra ques­ti­o­nar o atra­so e nos dis­se­ram que não iria mais cair o pa­ga­men­to e que a pre­fei­tu­ra não au­to­ri­zou que fos­se pas­sa­da es­sa in­for­ma­ção pa­ra a gen­te”, afir­mou a uni­ver­si­tá­ria Gi­o­van­na Pom­pêo de To­le­do, 20 anos, que cur­sa ba­cha­re­la­do em ci­ên­ci­as e hu­ma­ni­da­des na UFABC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do ABC).

Por meio de con­ta­to te­lefô­ni­co fei­to pe­la as­ses­so­ria de im­pren­sa, a pre­fei­tu­ra in­for­mou que o cor­te do be­ne­fí­cio não es­tá con­fir­ma­do, mas que o as­sun­to es­tá sen­do de­ba­ti­do e uma de­fi­ni­ção so­bre o ca­so se­rá to­ma­da nos pró­xi­mos di­as.

“Tem mui­to alu­no que de­pen­de des­ta bol­sa pa­ra es­tu­dar e não vai con­se­guir ter­mi­nar a gra­du­a­ção. Foi um des­ca­so, por­que nem fo­mos avi­sa­dos, a bol­sa es­tá atra­sa­da e ago­ra não vai mais cair”, dis­se Gi­o­van­na.

A pre­fei­tu­ra não in­for­mou quan­tos mo­ra­do­res são be­ne­fi­ci­a­dos pe­lo AEC atu­al­men­te. Até 2014, 1.050 be­ne­fí­ci­os eram con­ce­di­dos a uni­ver­si­tá­ri­os da ci­da­de.

| REPRODUÇÃO/FA­CE­BO­OK

Gru­po de alu­nos es­te­ve on­tem na pre­fei­tu­ra pa­ra pro­tes­tar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.