ES­TA­MOS JUN­TOS, MÔ­NI­CA

GRAPHIC NO­VEL DE BI­AN­CA PINHEIRO PÕE PER­SO­NA­GEM DI­AN­TE DO MAI­OR DE­SA­FIO DA SUA VI­DA

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Em seus mais de 40 anos de vi­da, as mai­o­res pre­o­cu­pa­ções da me­ni­na Mô­ni­ca en­vol­vi­am im­pe­dir que os me­ni­nos da rua a xin­gas­sem ou des­sem nós nas ore­lhas de seu co­e­lhi­nho de pe­lú­cia. Eis que, com o pro­je­to Graphic MSP, ela se vê ago­ra im­po­ten­te di­an­te de um pro­ble­ma no re­la­ci­o­na­men­to de seus pais.

Es­cri­ta e de­se­nha­da por Bi­an­ca Pinheiro, “Mô­ni­ca – For­ça” con­fe­re uma den­si­da­de di­fe­ren­te às his­tó­ri­as da icô­ni­ca per­so­na­gem de Mau­ri­cio de Sou­sa. O te­ma foi can­ta­do por Sid­ney Gus­man, co­or­de­na­dor edi­to­ri­al da Mau­ri­cio de Sou­sa Pro­du­ções.

“No con­vi­te, ele dis­se que a ideia era co­lo­car a Mô­ni­ca em uma si­tu­a­ção que ela não po­de­ria re­sol­ver com a for­ça”, ex­pli­ca a ar­tis­ta de 29 anos.

Cri­ar um no­vo tra­ço pa­ra a den­tu­ci­nha foi fá­cil pa­ra Bi­an­ca, que de­ci­diu ser qua­dri­nis­ta jus­ta­men­te por cau­sa das re­vis­ti­nhas de Mau­ri­cio. “Pra­ti­ca­men­te apren­di a ler com Tur­ma da Mô­ni­ca. Co­nhe­ço aque­les per­so­na­gens qua­se co­mo se fos­sem meus! (ri­sos) Sei co­mo a Mô­ni­ca é”, ex­pli­ca a au­to­ra da web­co­mic “Be­ar”.

O di­fí­cil, se­gun­do ela, foi en­con­trar o tom cer­to da his­tó­ria. O re­sul­ta­do é um ro­tei­ro pra­ti­ca­men­te sem tex­to, que con­duz o leitor pe­la de­li­ca­de­za e po­e­sia do de­se­nho.

“Acho que is­so per­mi­te que as pes­so­as co­lo­quem su­as pró­pri­as im­pres­sões na his­tó­ria e tor­nem a ex­pe­ri­ên­cia úni­ca pa­ra ca­da um. Ca­da um po­de pre­en­cher es­ses ‘va­zi­os’ co­mo bem en­ten­der. Dei­xar o leitor ex­pe­ri­men­tar por con­ta pró­pria é o mais im­por­tan­te pa­ra mim”, diz Bi­an­ca, que não des­car­ta re­to­mar a per­so­na­gem em 2º vo­lu­me.

| DIVULGAÇÃO

“MÔ­NI­CA –FOR­ÇA” BI­AN­CA PINHEIRO PANINI, 80 PÁGS. R$ 23 (BROCHURA) R$ 34 (CAPA DU­RA) Ro­tei­ro de ‘Mô­ni­ca – For­ça’ apos­ta na for­ça nar­ra­ti­va do de­se­nho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.