Paí­ses fa­lam em san­ções à Sí­ria

Se­cre­tá­ri­os bri­tâ­ni­co e ame­ri­ca­no des­car­tam ação mi­li­tar na re­gião. Ker­ry evi­ta di­zer se EUA pe­di­rão san­ção à Rús­sia

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Os go­ver­nos dos EUA e In­gla­ter­ra dis­se­ram on­tem que de­vem apli­car no­vas san­ções ao pre­si­den­te da Sí­ria, Bashar al-As­sad, e a seus ali­a­dos, em par­ti­cu­lar a Rús­sia, por sua atu­a­ção no con­fli­to no país ára­be. Fa­lan­do em Lon­dres ao la­do do se­cre­tá­rio de Es­ta­do ame­ri­ca­no, John Ker­ry, o se­cre­tá­rio de Assuntos Ex­te­ri­o­res bri­tâ­ni­co, Bo­ris John­son, afir­mou que a Eu­ro­pa não tem “ape­ti­te” pa­ra ir à guer­ra con­tra As­sad, e co­brou das for­ças da Sí­ria, da Rús­sia e do Irã que lu­tam na re­gião o fim dos ata­ques.

“Ca­be a eles mos­trar mi­se­ri­cór­dia às pes­so­as nes­sa ci­da­de e le­var o ces­sar-fo­go adi­an­te”, afir­mou Johs­non.

Se­gun­do o bri­tâ­ni­co, que ci­tou a Rús­sia em sua de­cla­ra­ção, as me­di­das vi­sam “le­var os res­pon­sá­veis por cri­mes de guer­ra ao Tri­bu­nal Pe­nal In­ter­na­ci­o­nal”. Ker­ry con­fi­mou que os EUA ava­li­am san­ções à Sí­ria, mas não dis­se se a Rús­sia se­rá pe­na­li­za­da. O ame­ri­ca­no dis­se achar di­fí­cil uma ação mi­li­tar na Sí­ria.

O Oci­den­te acu­sa Rús­sia e Sí­ria de cri­mes de guer­ra por bom­bar­de­ar hos­pi­tais, ma­tar ci­vis e im­pe­dir eva­cu­a­ções mé­di­cas. Sí­ria e Rús­sia acu­sam EUA de rom­per o ces­sar-fo­go ao ata­car tro­pas que com­ba­tem o Es­ta­do Is­lâ­mi­co na re­gião. A União Eu­ro­peia de­ve dis­cu­tir nes­ta se­ma­na san­ções à Rús­sia.

| JUS­TIN TALLIS/REU­TERS

John­son (esq.) e Ker­ry: sem acor­do so­bre a Rús­sia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.