In­ves­ti­ga­dos. Te­mer mi­ni­mi­za sé­rie de acu­sa­ções a mi­nis­tros

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer evi­tou on­tem, em en­tre­vis­ta em Tó­quio, en­trar em po­lê­mi­ca di­an­te de de­nún­ci­as que en­vol­vem mi­nis­tros do go­ver­no e dis­se que, por en­quan­to, tra­tam-se de ‘uma sim­ples ale­ga­ção’ e que pro­vi­dên­ci­as só se­rão to­ma­das ca­so as acu­sa­ções ‘se con­so­li­dem’.

“Se a ca­da mo­men­to que al­guém men­ci­o­nar o no­me de al­guém is­so pas­sar a di­fi­cul­tar o go­ver­no, fi­ca di­fí­cil”, mi­ni­mi­zou.

Te­mer tam­bém ne­gou so­frer pre­juí­zo na ar­ti­cu­la­ção com o Con­gres­so, so­bre­tu­do em re­la­ção à PEC do te­to dos gas­tos pú­bli­cos, com a ci­ta­ção em de­nún­ci­as de Mo­rei­ra Fran­co (se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo do Pro­gra­ma de Par­ce­ri­as de In­ves­ti­men­tos), Ged­del Vi­ei­ra Li­ma (Se­cre­ta­ria de Go­ver­no) e do se­na­dor Ro­me­ro Ju­cá (PMDB-RR).

“Acho que são pes­so­as que di­a­lo­gam bem com o Con­gres­so, co­mo eu, vo­cês sa­bem que di­a­lo­go mui­to bem com o Con­gres­so Na­ci­o­nal. Eu acho que po­dem aju­dar”, de­cla­rou. De­nún­ci­as Em de­la­ção pre­mi­a­da, o vi­ce-pre­si­den­te de Re­la­ções Ins­ti­tu­ci­o­nais da Ode­bre­cht, Cláu­dio Me­lo Fi­lho, faz acu­sa­ções con­tra Ged­del, Mo­rei­ra Fran­co e Ju­cá.

Se­gun­do o exe­cu­ti­vo, Ged­del te­ria re­ce­bi­do re­cur­sos ile­gais pa­ra a cam­pa­nha ao Se­na­do em 2014. Mo­rei­ra Fran­co é acu­sa­do de re­ce­ber R$ 3 mi­lhões pa­ra in­vi­a­bi­li­zar a cons­tru­ção do ter­cei­ro ae­ro­por­to de São Paulo, na épo­ca em que foi mi­nis­tro da Avi­a­ção Ci­vil.

Ju­cá te­ria si­do des­ti­na­tá­rio de R$ 10 mi­lhões pa­ra fa­vo­re­cer a cons­tru­to­ra em pro­je­tos de lei e me­di­das pro­vi­só­ri­as. A re­ve­la­ção foi fei­ta na úl­ti­ma edi­ção da re­vis­ta “Ve­ja”. Ged­del evi­tou co­men­tar a acu­sa­ção. Mo­rei­ra diz que o ae­ro­por­to foi re­cu­sa­do por ques­tões téc­ni­cas. Ju­cá tam­bém ne­gou a de­nún­cia. Na mi­ra Ao to­do, cin­co mi­nis­tros do go­ver­no Te­mer são in­ves­ti­ga­dos pe­lo STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral): Marx Bel­trão (Tu­ris­mo); Gil­ber­to Kas­sab (Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia); Jo­sé Ser­ra (Re­la­ções Ex­te­ri­o­res); Ri­car­do Bar­ros (Saú­de); e Hel­der Bar­ba­lho (In­te­gra­ção Na­ci­o­nal).

ME­TRO BRA­SÍ­LIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.