Ener­gia. Ane­el apro­va re­du­ção em con­tas de luz

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

A Ane­el (Agên­cia Na­ci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca) apro­vou on­tem re­du­ções acen­tu­a­das de ta­ri­fas em gran­des dis­tri­bui­do­ras de ener­gia do Su­des­te e Cen­tro-Oes­te do país, inau­gu­ran­do uma ten­dên­cia de­cli­nan­te pa­ra as con­tas de luz nes­sas re­giões. “É uma ten­dên­cia das dis­tri­bui­do­ras das re­giões Su­des­te e Cen­tro-Oes­te”, afir­mou o di­re­tor da Ane­el An­dré Pe­pi­to­ne, qu­an­do vo­ta­va a re­du­ção mé­dia de 9,53% nas ta­ri­fas da goi­a­na Celg-D.

Além da Celg, a Ane­el apro­vou ain­da on­tem ou­tras subs­tan­ci­ais re­du­ções em ta­ri­fas de em­pre­sas pau­lis­tas. A CPFL Pi­ra­ti­nin­ga, do gru­po CPFL, te­rá uma re­du­ção mé­dia de 24,18%, en­quan­to a Ban­dei­ran­te Ener­gia, do gru­po EDP, te­rá uma que­da mé­dia de 23,53% em su­as con­tas de luz.

Se­gun­do o di­re­tor-ge­ral da Ane­el, Ro­meu Ru­fi­no, há uma ten­dên­cia de que­da de ta­ri­fa nas du­as re­giões por con­ta da re­du­ção do pre­ço da ener­gia, em dó­la­res, de Itai­pu e do fa­to de que, nes­te ano, o mon­tan­te a ser re­co­lhi­do a tí­tu­lo de CDE (Con­ta de De­sen­vol­vi­men­to Ener­gé­ti­co) é in­fe­ri­or ao que foi co­bra­do em 2015.

Es­sas du­as con­tas, a do en­car­go e a de Itai­pu, in­flu­en­ci­am par­ti­cu­lar­men­te no Su­des­te e Cen­tro-Oes­te do país.

ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.