‘Mi­nho­cão’ me­xi­ca­no ga­nha jar­dim ver­ti­cal

Ele­va­do na Ci­da­de do Mé­xi­co re­ce­be­rá apro­xi­ma­da­men­te 60 mil me­tros qua­dra­dos de áre­as ver­des

Metro Brazil (ABC) - - Urbanismo -

Em São Paulo, o Ele­va­do Pre­si­den­te João Gou­lart, co­nhe­ci­do co­mo Mi­nho­cão, te­rá dez jar­dins ver­ti­cais em seu en­tor­no. Na ca­pi­tal do Mé­xi­co, um pro­je­to pa­re­ci­do es­tá trans­for­man­do em um par­que ver­de uma ro­ta de 30 quilô­me­tros ao re­dor da ci­da­de.

Pa­ra su­prir a fal­ta de ver­de e com­ba­ter a po­lui­ção, ca­da vez mais ele­va­da na Ci­da­de do Mé­xi­co, em­pre­sá­ri­os li­de­ra­dos pe­lo ar­qui­te­to Fer­nan­do Ortiz cri­a­ram o Vi­aVer­de, que es­tá es­pa­lhan­do jar­dins ver­ti­cais nas co­lu­nas do se­gun­do an­dar do Pe­ri­fé­ri­co, um vi­a­du­to ele­va­do no anel viá­rio (bem pa­re­ci­do com o nos­so Mi­nho­cão).

O ob­je­ti­vo, se­gun­do Ortiz, é tor­nar a ca­pi­tal me­xi­ca­na mais lim­pa, ver­de e sau­dá­vel. A prin­ci­pal mo­ti­va­ção veio dos ní­veis de ozô­nio na ci­da­de me­xi­ca­na, bem aci­ma do li­mi­te má­xi­mo re­co­men­da­do pe­la OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de). O agra­va­men­to do qua­dro for­çou a ci­da­de a am­pli­ar a res­tri­ção de veí­cu­los, mas ape­nas is­so não foi su­fi­ci­en­te. O que é o Vi­aVer­de? A Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de re­co­men­da um mí­ni­mo de no­ve me­tros qua­dra­dos de áre­as ver­des por ha­bi­tan­te. Na Ci­da­de do Mé­xi­co es­se nú­me­ro é de ape­nas 3,7 me­tros qua­dra­dos. “Pre­ci­sa­mos de mais de 30 mi­lhões de me­tros qua­dra­dos de áre­as ver­des pa­ra pre­ve­nir do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as e man­ter um mí­ni­mo de qua­li­da­de de vi­da”, ob­ser­va o ar­qui­te­to.

É nes­se con­tex­to que sur­ge o Vi­aVer­de, ex­pli­ca Ortiz. “Com mais de 60 mil me­tros qua­dra­dos de jar­dins ver­ti­cais, o pro­je­to vai pro­por­ci­o­nar be­ne­fí­ci­os am­bi­en­tais im­por­tan­tes, co­mo a pu­ri­fi­ca­ção do ar, re­gu­la­ção tér­mi­ca e iso­la­men­to acús­ti­co”, diz Ortiz.

Va­le des­ta­car que to­do o cus­to da obra, in­cluin­do sua ma­nu­ten­ção, se­rá pa­ga pe­la ini­ci­a­ti­va pri­va­da. Ve­ja abai­xo mais detalhes na en­tre­vis­ta com o ar­qui­te­to Fer­nan­do Ortiz. ME­TRO IN­TER­NA­CI­O­NAL

|DIVULGAÇÃO/VIA VER­DE

Pro­je­to trans­for­mou 30 quilô­me­tros ao re­dor da ca­pi­tal do Mé­xi­co em um enor­me par­que ver­ti­cal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.