SAU­DA­DE DO FRIO?

Ca­lor ba­te re­cor­de do ano no ABC, com 36,6 oC, me­di­dos em San­to An­dré. Alí­vio che­ga, mas é no fim de se­ma­na

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - VA­NES­SA SELICANI

O ABC te­ve on­tem dia quen­te com tem­pe­ra­tu­ras dig­nas do ve­rão e umi­da­de do ar pró­xi­ma da en­con­tra­da em de­ser­tos. O Se­ma­sa (Ser­vi­ço Mu­ni­ci­pal de Sa­ne­a­men­to Am­bi­en­tal de San­to An­dré), que co­man­da um dos úni­cos cen­tros me­te­o­ro­ló­gi­cos da re­gião, re­gis­trou a mai­or má­xi­ma do ano.

A me­di­ção na re­gião do Pa­raí­so, em San­to An­dré, al­can­çou a mar­ca dos 36,6oC. Até en­tão, a mai­or tem­pe­ra­tu­ra ha­via si­do re­gis­tra­da no dia 23 de se­tem­bro: 35,2oC.

A mí­ni­ma on­tem foi de 19,4oC, va­lor tam­bém re­gis­tra­do no bair­ro Pa­raí­so.

A umi­da­de re­la­ti­va do ar caiu com a che­ga­da do ca­lor in­ten­so. De acor­do com o Se­ma­sa, ela al­can­çou du­ran­te o dia de on­tem a mar­ca mí­ni­ma de 28%. A OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de) es­ta­be­le­ce que ín­di­ces in­fe­ri­o­res a 60% não são ade­qua­dos pa­ra a saú­de hu­ma­na. Abai­xo de 30%, a si­tu­a­ção é con­si­de­ra es­ta­do de aten­ção.

Du­ran­te a tar­de, po­rém, o ABC re­gis­trou chu­va fra­ca em al­guns pon­tos, o que ame­ni­zou a sen­sa­ção de­sér­ti­ca pa­ra o sis­te­ma res­pi­ra­tó­rio.

De acor­do com a me­te­o­ro­lo­gis­ta do ins­ti­tu­to Cli­ma­tem­po Jo­sé­lia Pe­go­rim, o cli­ma quen­te foi mo­ti­va­do por um gran­de sis­te­ma de alta pres­são at­mos­fé­ri­ca que re­du­ziu a ne­bu­lo­si­da­de. “Com me­nos nu­vens e me­nos chu­va, hou­ve um au­men­to do nú­me­ro de ho­ras com sol for­te”, dis­se.

A previsão do Cli­ma­tem­po é de que­da nas tem­pe­ra­tu­ras ape­nas no fim de se­ma­na, qu­an­do a má­xi­ma não de­ve ul­tra­pas­sar 25oC. Pa­ra ho­je, o cli­ma de­ve fi­car en­tre 19oC e 33oC. A pri­ma­ve­ra se­rá mar­ca­da, de acor­do com o ins­ti­tu­to, por tem­pe­ra­tu­ras mais al­tas e tam­bém por mais chu­va que no ano pas­sa­do, qu­an­do ha­via in­fluên­cia do fenô­me­no cli­má­ti­co El Niño.

| AN­DRÉ POR­TO/ME­TRO

Mui­to su­or e mui­ta se­de: na tar­de de on­tem no Es­pa­ço Ver­de Chi­co Men­des, em São Ca­e­ta­no, pes­so­as en­fren­ta­vam o ca­lor du­ran­te cor­ri­das e ca­mi­nha­das

| AN­DRÉ POR­TO/ME­TRO

Fre­quen­ta­do­res se exer­ci­tam em dia quen­te no Es­pa­ço Ver­de Chi­co Men­des, em São Ca­e­ta­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.