Ca­lor re­cor­de no ABC lo­ta pos­tos de saú­de

Em San­to An­dré e São Caetano, hou­ve au­men­to de até 30% na de­man­da de pa­ci­en­tes da re­de de ur­gên­cia e emer­gên­cia

Metro Brazil (ABC) - - Foco - CADU PROIETI

O ca­lor ba­teu re­cor­de no ABC nes­ta se­ma­na. E não pen­se que is­so é um bom si­nal. Se­gun­do pre­fei­tu­ras da re­gião, as al­tas tem­pe­ra­tu­ras re­cen­tes re­sul­ta­ram em au­men­to da de­man­da de pa­ci­en­tes nas uni­da­des de ur­gên­cia e emer­gên­cia de San­to An­dré e São Caetano.

Se­gun­do in­for­ma­ções do Se­ma­sa (Sa­ne­a­men­to Am­bi­en­tal de San­to an­dré), que co­man­da um dos úni­cos cen­tros me­te­o­ro­ló­gi­cos da re­gião, o pi­co de tem­pe­ra­tu­ra re­gis­tra­do on­tem na es­ta­ção do bair­ro Pa­raí­so foi de 36,7ºC, sen­do o mai­or do ano. O ín­di­ce ba­teu o cli­ma de an­te­on­tem, que era, até en­tão, o dia mais quen­te de 2016, com má­xi­ma de 36,6ºC.

Além do ca­lor, foi di­fí­cil res­pi­rar tam­bém. A ta­xa mí­ni­ma de umi­da­de re­la­ti­va do ar pa­ra a mes­ma re­gião on­tem, se­gun­do o Se­ma­sa, fi­cou em 21,3%. A OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de) es­ta­be­le­ce que es­te ín­di­ce quan­do es­tá abai­xo de 30% ge­ra es­ta­do de aten­ção.

Di­an­te de mui­to ca­lor e tem­po se­co, a Se­cre­ta­ria de Saú­de de San­to An­dré in­for­mou que, en­tre os di­as 15 e 18, hou­ve au­men­to de 30% nos aten­di­men­tos da re­de de ur­gên­cia e emer­gên­cia da ci­da­de. A mai­or par­te des­sa de­man­da adi­ci­o­nal foi de pa­ci­en­tes com do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as e vi­ro­ses gas­troin­tes­ti­nais, se­gun­do a pas­ta.

Em São Caetano, a si­tu­a­ção é a mes­ma. A pre­fei­tu­ra in­for­mou que o PSI (Pron­to-So­cor­ro In­fan­til) do Hos­pi­tal In­fan­til e Ma­ter­ni­da­de Már­cia Brai­do re­gis­trou au­men­to de 30% na pro­cu­ra por aten­di­men­to mé­di­co nos úl­ti­mos di­as. Os ca­sos mais co­muns fo­ram do­en­ças pul­mo­na­res por cau­sa da bai­xa umi­da­de do ar, di­ar­rei­as e vô­mi­tos.

No Pron­to-So­cor­ro Adul­to do Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal de Emer­gên­ci­as Al­bert Sa­bin, tam­bém na ci­da­de, o au­men­to de de­man­da foi de 25%, se­gun­do a ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal.

A Pre­fei­tu­ra de São Ber­nar­do in­for­mou que as uni­da­des de ur­gên­cia e emer­gên­cia ain­da não de­tec­ta­ram au­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo de pes­so­as com quei­xas de sin­to­mas re­la­ci­o­na­dos ao ca­lor ex­ces­si­vo.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/PSA

Uni­da­des de San­to An­dré fi­ca­ram so­bre­car­re­ga­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.