Pa­ra o juiz Sér­gio Mo­ro, fal­ta de man­da­to não evi­ta cri­mes

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) pe­diu a pri­são de Cu­nha na úl­ti­ma quin­ta, ale­gan­do que o ex-de­pu­ta­do, em li­ber­da­de, traz ris­co à or­dem pú­bli­ca e à apli­ca­ção da lei.

Pa­ra o juiz Sér­gio Mo­ro, Cu­nha se en­vol­veu “não em cri­mes iso­la­dos, mas na prá­ti­ca de cri­mes em sé­rie”. Além dis­so, se­gun­do o juiz, nem to­do o di­nhei­ro que ele te­ria re­ce­bi­do foi iden­ti­fi­ca­do e blo­que­a­do, e o ex-de­pu­ta­do tem na­ci­o­na­li­da­de ita­li­a­na, o que jus­ti­fi­ca a pri­são pa­ra evi­tar uma pos­sí­vel fu­ga e de­sa­pa­re­ci­men­to dos va­lo­res.

O MPF lis­tou 11 mo­ti­vos que o pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, ha­via da­do ao STF, em de­zem­bro de 2015, pa­ra pe­dir o afas­ta­men­to de Cu­nha. As ra­zões, se­gun­do Mo­ro, apon­tam que ele ten­tou “in­ti­mi­dar tes­te­mu­nhas, co­la­bo­ra­do­res e até mes­mo ad­vo­ga­dos que po­de­ri­am pre­ju­di­cá-lo”. O juiz afir­ma que a per­da do man­da­to de Cu­nha não evi­ta no­vos cri­mes, já que ele “va­leu-se de ter­cei­ros” pa­ra pra­ti­cá-los.

Mo­ro ex­pli­cou que a pri­são não foi de­cre­ta­da an­tes por­que Cu­nha es­ta­va, até a cas­sa­ção, pro­te­gi­do “pe­lo es­ta­tu­to nor­ma­ti­vo es­pe­ci­al” dos par­la­men­ta­res, que só per­mi­te pri­sões em fla­gran­te. Mas os fun­da­men­tos pa­ra a de­ten­ção já exis­ti­am quan­do ele foi afas­ta­do, se­gun­do o ma­gis­tra­do.

ME­TRO CU­RI­TI­BA

| ROVENA RO­SA/ABR

Re­lâm­pa­go: Mo­ro es­ta­va com o ca­so há uma se­ma­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.