Mais de 700 mi­lhões não têm água lim­pa no mun­do

Da­dos da Unesco des­ta­cam es­cas­sez de aces­so a re­cur­sos hí­dri­cos no mun­do; mu­dan­ças cli­má­ti­cas de­vem agra­var o ce­ná­rio

Metro Brazil (ABC) - - Meio Ambiente -

Não pre­ci­sa mui­to. Bas­ta dei­xar de sair pe­la tor­nei­ra por al­gu­mas ho­ras pa­ra qu­al­quer um per­ce­ber a fal­ta que ela faz. Cri­ses hí­dri­cas em di­fe­ren­tes re­giões do pla­ne­ta im­põem uma equa­ção de di­fí­cil so­lu­ção. En­quan­to a quan­ti­da­de de água po­tá­vel con­ti­nua a mes­ma, a po­pu­la­ção não pa­ra de cres­cer.

Mais de 700 mi­lhões de pes­so­as ain­da não têm aces­so a uma água lim­pa e se­gu­ra, pa­ra te­rem uma vi­da sau­dá­vel, se­gun­do a Unesco. Por vol­ta de 2 bi­lhões de pes­so­as ne­ces­si­tam de aces­so a um me­lhor sa­ne­a­men­to, de acor­do com o Re­la­tó­rio Mun­di­al das Na­ções Uni­das so­bre De­sen­vol­vi­men­to dos Re­cur­sos Hí­dri­cos de 2016. Mu­dan­ças cli­má­ti­cas As chu­vas que tran­qui­li­za­ram par­te da po­pu­la­ção não in­di­ca que o pi­or pas­sou. As al­te­ra­ções cli­má­ti­cas em to­do o pla­ne­ta, apon­tam “pa­ra uma pi­o­ra do qu­a­dro no Bra­sil”, se­gun­do Car­los Bo­cuhy, pre­si­den­te do Pro­am (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Pro­te­ção Am­bi­en­tal). De acor­do com da­dos do In­pe (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Pes­qui­sas Es­pa­ci­ais) o Nor­des­te e Cen­tro-Oes­te do país se­rão du­ra­men­te cas­ti­ga­dos pe­los efei­tos do aque­ci­men­to e a re­gião Su­des­te te­rá seu ci­clo de chu­vas al­te­ra­do, com pre­ci­pi­ta­ções in­ten­sas se­gui­das de ve­ra­ni­cos, com­pro­me­ten­do o abas­te­ci­men­to. “As mu­dan­ças cli­má­ti­cas afe­tam qu­al­quer ti­po de pre­vi­si­bi­li­da­de so­bre o cli­ma”, diz Bo­cuhy.

Ou­tro da­do alar­man­te vem da Unesco. Dos 2,3 mi­lhões de mor­tes re­la­ci­o­na­das ao tra­ba­lho, 17% po­dem ser re­la­ci­o­na­das à água im­pró­pria pa­ra o con­su­mo. “É por is­so que a água po­tá­vel e o sa­ne­a­men­to se­gu­ro nos lo­cais de tra­ba­lho de­vem se tor­nar pri­o­ri­da­des em to­dos os lu­ga­res”, dis­se em no­ta Iri­na Bo­ko­va, di­re­to­ra-ge­ral da Unesco.

ME­TRO

| EDU­AR­DO AIGNER/ÁGUA BRA­SIL/DI­VUL­GA­ÇÃO

Con­su­mo de água im­pró­pria cau­sa mor­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.