Quem ama cui­da prin­ci­pal­men­te no ca­lor

Que ca­lor! Com a tem­pe­ra­tu­ra em al­ta, não é só a gen­te quem so­fre, nos­sos ani­mais tam­bém. En­tão quan­do for en­cher sua gar­ra­fa de água e pas­sar pro­te­tor so­lar, apro­vei­te pa­ra che­car se to­dos os cui­da­dos de do seu pet tam­bém es­tão em dia.

Metro Brazil (ABC) - - Pets -

CACHORRO 1 HO­RA DA CAMINHADA NOTURNA

Se nem vo­cê, que vai de Spo­tify, ócu­los de sol e bo­né, gos­ta de ca­mi­nhar no sol tí­pi­co de ve­rão, por que seu cão­zi­nho gos­ta­ria? Além de ele ser mais pe­lu­do, “o ca­lor ex­ces­si­vo po­de quei­mar os co­xins, al­mo­fa­di­nhas das pa­tas, e cau­sar hi­por­ter­mia, ou se­ja, um au­men­to de tem­pe­ra­tu­ra no cor­po que com­pro­me­te to­dos os ór­gãos”, ex­pli­ca Vi­vi­a­ne Côr­tes, ve­te­ri­ná­ria do PetCa­re, re­de de hos­pi­tais pa­ra cães e ga­tos. O ide­al é op­tar pe­lo pas­seio à noi­te – ou ao me­nos nas pri­mei­ras ho­ras do dia – e não se es­que­cer da água.

2 FOCINHEIRA MO­DER­NA

Já re­pa­rou co­mo os ca­chor­ros cos­tu­mam fi­car ago­ni­a­dos com o aces­só­rio? Is­so acon­te­ce por­que “co­mo os cães não trans­pi­ram, a tro­ca de ca­lor de­les é fei­ta prin­ci­pal­men­te pe­lo fo­ci­nho e pe­la bo­ca”, es­cla­re­ce Mai­ra For­men­ton, ve­te­ri­ná­ria da Fi­si­oA­ni­mal, cen­tro re­fe­rên­cia em fi­si­o­te­ra­pia ve­te­ri­ná­ria e re­a­bi­li­ta­ção. Lo­go, se vo­cê co­lo­car uma focinheira que im­pe­de que seu cão res­pi­re li­vre­men­te, ele po­de, sim, pas­sar mal. Se não hou­ver ou­tro jei­to, com­pre aque­las em for­ma de ces­ta – al­gu­mas per­mi­tem até que o ani­mal be­ba água.

3 CUI­DA­DO COM A PISCINA

Por mais que seu pet se ache um Cé­sar Ci­e­lo, é im­por­tan­te só dei­xá-lo en­trar na piscina com su­per­vi­são. “Há cães que não sa­bem na­dar mui­to bem, mas tam­bém há aque­les que mor­rem afo­ga­dos por não con­se­gui­rem sair da piscina”, diz Mai­ra. Não, na­da de es­que­cê-lo brin­can­do na bei­ra da água en­quan­to vo­cê con­ver­sa com os ami­gos.

4 PRAIA, SÓ SE FOR AN­TES NO VETERINÁRIO

A di­ro­fi­la­ri­o­se, co­nhe­ci­da co­mo ver­me do co­ra­ção, é uma do­en­ça pa­ra­si­tá­ria dos cães, mui­to co­mum no li­to­ral. O mo­ti­vo? Ela é trans­mi­ti­da por mos­qui­tos, que sem­pre fi­cam mais pró­xi­mos às re­giões quen­tes e úmi­das pa­ra ace­le­rar o ci­clo de re­pro­du­ção. Pa­ra não cor­rer ris­cos, “É ne­ces­sá­rio to­mar an­tes e de­pois da vi­a­gem um re­mé­dio pre­ven­ti­vo con­tra a do­en­ça”, con­ta Vi­vi­a­ne. Mas só o veterinário po­de­rá di­zer qual é o mais in­di­ca­do pa­ra o seu ani­mal.

GA­TO 1 TOSA NA ME­DI­DA

To­sar seu ga­to pa­ra ali­vi­ar o ca­lor é um ato de ca­ri­nho qua­se ins­tin­ti­vo nes­sa épo­ca do ano. Mas pen­se bem an­tes de de le­vá-lo ao pet shop: “Se ele não es­ti­ver ha­bi­tu­a­do com o pro­ce­di­men­to, po­de aca­bar se es­tres­san­do de­mais”, aler­ta Vi­vi­a­ne. Além dis­so, o ca­lor do se­ca­dor tam­bém po­de fa­zer o bi­cha­no pas­sar mal.

2 ESCOVADO E AREJADO

Mais do que dei­xar os pe­los do seu ga­to se­do­sos, ti­rar os nós per­mi­te que o ar pas­se por eles. “E qu­an­to me­lhor a tro­ca com o am­bi­en­te, me­lhor o ga­to se sen­ti­rá”, afir­ma Mai­ra. Além, é cla­ro, de pre­ve­nir que eles ma­chu­quem a pe­le do seu pet.

3 MAIS MO­VI­MEN­TO NES­SA ÁGUA, POR FA­VOR

Ga­tos não são os mai­o­res fãs de água. Mas no ca­lor, é mui­to im­por­tan­te o con­su­mo do lí­qui­do pa­ra que ele não fi­que de­si­dra­ta­do. A di­ca – além de man­ter a água sem­pre fres­ca – é co­lo­car uma fon­te, já que eles fi­cam atraí­dos pe­lo mo­vi­men­to. E não va­le subs­ti­tuir pe­la água cor­ren­te. “O ani­mal po­de se acos­tu­mar tan­to a pon­to de se re­cu­sar a be­ber água quan­do não es­ti­ver nin­guém em ca­sa pa­ra abrir a tor­nei­ra”, res­sal­ta Vi­vi­a­ne.

VAI UM SORVETINHO?

Não é só de ven­ti­la­dor que se faz um am­bi­en­te re­fres­can­te. “Co­lo­car no quin­tal ge­lo ou pe­da­ci­nhos de car­ne con­ge­la­dos – mas sem­pre co­zi­dos – é uma óti­ma ma­nei­ra de res­fres­car seu ga­ti­nho”, diz Mai­ra. Ah, a di­ca tam­bém va­le pa­ra os ca­chor­ros, prin­ci­pal­men­te se vo­cê subs­ti­tuir a car­ne por pe­da­ços de fru­ta.

No ca­lor, cães e ga­tos pre­ci­sam de cui­da­dos es­pe­cí­fi­cos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.