QUEM TEM ME­DO DE CU­NHA?

PF pren­deu ex-de­pu­ta­do por ris­co de fu­ga e pos­si­bi­li­da­de de obs­truir as in­ves­ti­ga­ções. De­fe­sa con­si­de­ra de­ci­são ‘ab­sur­da’

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - MAR­CE­LO FREI­TAS E RA­FA­EL NE­VES

Pre­so por or­dem do juiz Sér­gio Mo­ro sob acu­sa­ção de obs­truir in­ves­ti­ga­ções da La­va Ja­to, in­ti­mi­dar po­ten­ci­ais tes­te­mu­nhas do es­que­ma de cor­rup­ção na Pe­tro­bras e ofe­re­cer ris­co de fu­ga do país, Edu­ar­do Cu­nha dis­se­mi­na te­mor no meio po­lí­ti­co com um pos­sí­vel acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da. Pa­ra de­fe­sa do ex-de­pu­ta­do, de­ten­ção em Cu­ri­ti­ba é ‘ab­sur­da’

Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ) foi pre­so on­tem pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral e, di­an­te do ca­da­fal­so, tor­nou-se o mais te­mi­do pre­si­diá­rio da La­va Ja­to. O pa­trimô­nio de in­for­ma­ções acu­mu­la­das, so­bre­tu­do, du­ran­te o ápi­ce da car­rei­ra po­lí­ti­ca, ao pre­si­dir a Câ­ma­ra por 16 me­ses – até ter o man­da­to cas­sa­do, em 13 de se­tem­bro –, apa­vo­ra gran­de par­te da clas­se po­lí­ti­ca (do no­vo go­ver­no a opo­si­ci­o­nis­tas de vá­ri­os ma­ti­zes).

Após ser pre­so, Cu­nha foi trans­por­ta­do de avião a Cu­ri­ti­ba e fi­ca­rá na car­ce­ra­gem da PF nu­ma ce­la iso­la­da. A pri­são é pre­ven­ti­va, ou se­ja, não tem pra­zo de­fi­ni­do.

A or­dem pa­ra pren­dê-lo par­tiu do juiz Sér­gio Mo­ro, da 13ª Va­ra Fe­de­ral de Cu­ri­ti­ba, res­pon­sá­vel pe­la ope­ra­ção La­va Ja­to, e aten­deu um pe­di­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, que apon­ta ris­co de fu­ga e de obs­tru­ção das in­ves­ti­ga­ções.

No des­pa­cho, Mo­ro lem­bra que Cu­nha tem du­pla na­ci­o­na­li­da­de (pos­sui pas­sa­por­te ita­li­a­no) e quan­tia de di­nhei­ro man­ti­da no ex­te­ri­or. “En­quan­to não afas­ta­do o ris­co de dis­si­pa­ção do pro­du­to do cri­me, es­tá pre­sen­te igual­men­te um ris­co mai­or de fu­ga ao ex­te­ri­or, uma vez que o acu­sa­do po­de­ria se va­ler de re­cur­sos ilí­ci­tos ali man­ti­dos pa­ra fa­ci­li­tar fu­ga e re­fú­gio no ex­te­ri­or”, es­cre­veu.

A de­fe­sa de Cu­nha lem­brou

“Tra­ta-se de uma de­ci­são ab­sur­da, sem ne­nhu­ma mo­ti­va­ção e uti­li­zan­do­se dos ar­gu­men­tos de uma ação cau­te­lar ex­tin­ta pe­lo Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral”

que o pe­di­do de pri­são es­ta­va no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) há seis me­ses e nun­ca ha­via si­do exe­cu­ta­da por fal­ta de ele­men­tos su­fi­ci­en­tes pa­ra pri­são pre­ven­ti­va. “Sur­pre­en­den­te­men­te, Mo­ro, com uma se­ma­na com o pro­ces­so na mão, de­cre­ta pri­são sem qu­al­quer fa­to no­vo”, re­cla­mou o cri­mi­na­lis­ta Ti­ci­a­no Fi­guei­re­do. A pri­são Em um pri­mei­ro mo­men­to, os agen­tes fo­ram cum­prir o man­da­do na ca­sa do po­lí­ti­co no Rio de Ja­nei­ro. So­men­te no iní­cio da tar­de ele foi lo­ca­li­za­do, em Bra­sí­lia. Cu­nha es­ta­va pró­xi­mo ao apar­ta­men­to fun­ci­o­nal que es­tá pra­ti­ca­men­te va­zio e se­ria de­vol­vi­do nos pró­xi­mos di­as. O ex-de­pu­ta­do foi pre­so ao che­gar na ga­ra­gem do pré­dio, no blo­co B da 316 Sul, acom­pa­nha­do de um ad­vo­ga­do. An­tes, ele ti­nha fei­to um lan­che num su­per­mer­ca­do pró­xi­mo. Por or­dem ju­di­ci­al, em ne­nhum mo­men­to fo­ram usa­das al­ge­mas.

A pri­são sem­pre es­te­ve no ho­ri­zon­te de Cu­nha. Uma ma­la com rou­pas, in­clu­si­ve, era fi­el es­cu­dei­ra des­de que tor­nou-se ex-de­pu­ta­do. Foi a se­gun­da vez que o po­lí­ti­co foi abor­da­do pe­la PF. Em de­zem­bro do ano pas­sa­do, agen­tes cum­pri­ram um iné­di­to man­da­to de bus­ca e apre­en­são na re­si­dên­cia ofi­ci­al da Pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra. Do­cu­men­tos e ce­lu­la­res fo­ram apre­en­di­dos.

EDU­AR­DO CU­NHA, EM NO­TA DIVULGADA DE­POIS DE SER PRE­SO PE­LA PF

Blo­quei­os Além da pri­são, a Jus­ti­ça re­for­çou o pe­di­do de in­dis­po­ni­bi­li­da­de de bens do ex-de­pu­ta­do em até R$ 220,6 mi­lhões. O va­lor re­fe­re-se a uma ação de im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va aber­ta em ju­nho.

Vi­san­do o res­sar­ci­men­to dos pre­juí­zos aos co­fres pú­bli­cos, fo­ram blo­que­a­dos oi­to veí­cu­los de lu­xo que es­tão em no­me de em­pre­sas e de pa­ren­tes de Cu­nha. Na lis­ta es­tá um Pors­che Cayen­ne, usa­do pe­la mu­lher do ex-de­pu­ta­do, a jor­na­lis­ta Cláu­dia Cruz; um ji­pe Ti­guan, de uma das fi­lhas de­le, Da­ni­el­le Cu­nha; além dos car­ros em no­me da Je­sus Ser­vi­ços de Pro­mo­ção e Pro­pa­gan­da e C3 Pro­du­ções Ar­tís­ti­cas. So­ma­dos, os veí­cu­los va­lem R$ 1 mi­lhão.

| ADRI­A­NO MA­CHA­DO/REUTERS

Acom­pa­nha­do de agen­tes, Cu­nha em­bar­cou no avião da PF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.