Ta­pe­ça­ria de Bur­le Marx re­tor­na ao pa­ço

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Uma das prin­ci­pais obras de ar­te de San­to An­dré vol­tou on­tem pa­ra ca­sa. A ta­pe­ça­ria de Ro­ber­to Bur­le Marx (1909-1994) pas­sou seis me­ses em No­va York, nos Es­ta­dos Uni­dos. Ela par­ti­ci­pou de ex­po­si­ção de­di­ca­da ao ar­tis­ta no Mu­seu Ju­dai­co.

A pe­ça fi­cou qua­se du­as se­ma­nas pre­sa no ae­ro­por­to de Cum­bi­ca, em Gu­a­ru­lhos, por con­ta da ope­ra­ção pa­drão re­a­li­za­da pe­los au­di­to­res da Re­cei­ta Fe­de­ral.

O re­tor­no ao 9º an­dar do pa­ço pre­ci­sou de ope­ra­ção es­pe­ci­al. A ta­pe­ça­ria veio pro­te­gi­da por em­ba­la­gem fei­ta sob me­di­da. A cai­xa de 487 qui­los pre­ci­sou ser iça­da no pré­dio da pre­fei­tu­ra pa­ra che­gar ao seu lo­cal de ori­gem.

A pe­ça foi pro­je­ta­da es­pe­ci­al­men­te pa­ra o mu­ni­cí­pio, que te­ve o jar­dim do pa­ço tam­bém pro­je­ta­do por Bur­le Marx. Des­de 1969 a ta­pe­ça­ria de 26 me­tros de lar­gu­ra por 3 de al­tu­ra es­tá na pa­re­de do sa­lão no­bre.

Es­ta foi a ter­cei­ra vez que a obra dei­xou seu lo­cal de ori­gem. Ela é ava­li­a­da em R$ 3 mi­lhões.

Em con­tra­par­ti­da ao em­prés­ti­mo pa­ra os nor­te-ame­ri­ca­nos, o mu­seu sub­si­di­a­rá a res­tau­ra­ção das lu­mi­ná­ri­as do sa­guão do Te­a­tro Mu­ni­ci­pal. O va­lor re­pas­sa­do se­rá de R$ 38 mil.

ME­TRO ABC

Fo­ram ne­ces­sá­ri­as cer­ca de qua­tro ho­ras pa­ra ins­ta­lar a pe­ça no­va­men­te

| FO­TOS: DI­VUL­GA­ÇÃO/ANDERSON PE­DRO/PSA

Cai­xa foi iça­da até o 9º an­dar da pre­fei­tu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.