Lei do fa­rol na es­tra­da vol­ta a ren­der mul­ta

De­ter­mi­na­ção ha­via si­do sus­pen­sa no mês pas­sa­do até que ro­do­vi­as ade­quas­sem si­na­li­za­ção

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

A Jus­ti­ça au­to­ri­zou que os ór­gãos de trân­si­to vol­tem a mul­tar os mo­to­ris­tas que an­dam com fa­róis des­li­ga­dos du­ran­te o dia em ro­do­vi­as fe­de­rais.

A pu­ni­ção im­plan­ta­da em ju­lho es­ta­va sus­pen­sa des­de 2 de se­tem­bro, de­pois que o TRF (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral) da 1ª Re­gião en­ten­deu que a fal­ta de si­na­li­za­ção po­de­ria cau­sar con­fu­são so­bre o que era ro­do­via e via ur­ba­na.

Com a de­ci­são re­vis­ta, a mul­ta po­de ser apli­ca­da des­de que fi­que cla­ro aos mo­to­ris­tas que o tre­cho tra­fe­ga­do, se­ja ru­ral ou ur­ba­no, per­ten­ce a ro­do­vi­as fe­de­rais, es­ta­du­ais ou dis­tri­tais.

Os De­trans fo­ram no­ti­fi­ca­dos pe­lo De­na­tran (De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Trân­si­to). No ca­so dos tre­chos ur­ba­nos, se­gun­do o Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, a si­na­li­za­ção de que a via se tra­ta de uma ro­do­via de­ve­rá ser mais “ex­pres­si­va”. São Pau­lo Em São Pau­lo, a fis­ca­li­za­ção da lei nas ro­do­vi­as es­ta­du­ais vol­ta­rá a ser fei­ta a par­tir da 0h de se­gun­da-fei­ra, de acor­do com o DER (De­par­ta­men­to de Es­tra­das de Ro­da­gem).

A Ar­tesp (agên­cia re­gu­la­do­ra das con­ces­sões de es­tra­das) in­for­mou que fa­rá cam­pa­nha so­bre a lei, com aler­tas nos pai­néis lu­mi­no­sos, co­lo­ca­ção de fai­xas e dis­tri­bui­ção de 2 mi­lhões de ade­si­vos com lem­bre­te pa­ra o mo­to­ris­ta li­gar os fa­róis.

So­men­te em ju­lho, fo­ram apli­ca­das mais de 17,6 mil mul­tas nas ro­do­vi­as es­ta­du­ais pau­lis­tas.

ME­TRO

| JO­SÉ CRUZ/ABR

Fa­rol de­ve fi­car aces­so mes­mo em ro­do­vi­as den­tro de ci­da­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.