Bra­sil cer­ti­fi­cou 49 pro­du­tos e ser­vi­ços

Ca­cha­ça Pa­raty, quei­jo da Ca­nas­tra e cal­ça­dos de Fran­ca são al­guns exem­plos

Metro Brazil (ABC) - - { Economia} - Ve­ja lis­ta no me­tro­jor­nal.com.br

O Bra­sil tem 49 pro­du­tos com cer­ti­fi­ca­ção IP (In­di­ca­ção de Pro­ce­dên­cia) ou DO (De­no­mi­na­ção de Ori­gem). São itens pro­du­zi­dos em uma re­gião ge­o­grá­fi­ca es­pe­cí­fi­ca do país e cer­ti­fi­ca­dos pe­lo In­pi (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal da Pro­pri­e­da­de In­dus­tri­al), a pe­di­do de as­so­ci­a­ções, sin­di­ca­tos e co­o­pe­ra­ti­vas de pro­du­to­res lo­cais. O da­do foi di­vul­ga­do on­tem pe­lo IBGE (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca).

É o ca­so dos vi­nhos tin­tos, bran­cos e es­pu­man­tes pro­du­zi­dos no Va­le dos Vi­nhe­dos, no Rio Gran­de do Sul, que fo­ram os pri­mei­ros a re­ce­ber cer­ti­fi­ca­ção com In­di­ca­ção de Pro­ce­dên­cia no país, em 2002. Is­so sig­ni­fi­ca que ape­nas os vi­nhos pro­du­zi­dos nes­sa re­gião gaú­cha po­dem os­ten­tar o tí­tu­lo de vi­nho do Va­le dos Vi­nhe­dos.

O ca­so mais re­cen­te de cer­ti­fi­ca­ção foi o ca­fé ver­de, tor­ra­do e moí­do da re­gião de Pi­nhal, em São Pau­lo, em 19 de ju­lho de 2016.

En­tre os pro­du­tos cer­ti­fi­ca­dos no país es­tão o vi­nho, ca­fé, car­ne, ca­cha­ça, uva, ca­ma­rão, cal­ça­dos, quei­jo e até ser­vi­ços de TI. Vin­te Es­ta­dos têm pro­du­tos re­gi­o­nais com cer­ti­fi­ca­ção. O Rio Gran­de do Sul li­de­ra o ran­king, com dez pro­du­tos, se­gui­do por Mi­nas Ge­rais, com oi­to. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.