Ati­vi­da­de econô­mi­ca do país re­cua 0,91% em agos­to, diz BC

Metro Brazil (ABC) - - { Economia} -

A ati­vi­da­de econô­mi­ca bra­si­lei­ra se­guiu em ter­ri­tó­rio ne­ga­ti­vo em agos­to, com con­tra­ção de 0,91% so­bre ju­lho, se­gun­do o IBC-Br (Ín­di­ce de Ati­vi­da­de Econô­mi­ca Bra­sil), do Ban­co Cen­tral, di­vul­ga­do on­tem. É o pi­or re­sul­ta­do em mais de um ano, e ilus­tra os per­cal­ços pa­ra a re­to­ma­da econô­mi­ca.

A lei­tu­ra de agos­to é o pi­or re­sul­ta­do des­de maio “Al­gum si­nal mais for­te de re­ver­são da re­ces­são só de­ve vir no úl­ti­mo tri­mes­tre. Cres­ci­men­to, tal­vez só em 2017” de 2015, quan­do o in­di­ca­dor apre­sen­tou re­cuo de 1,02%.

A lei­tu­ra de agos­to é um re­fle­xo da fra­que­za econô­mi­ca mos­tra­da re­cen­te­men­te em ou­tros in­di­ca­do­res, des­ta­can­do a di­fi­cul­da­de de o país dar si­nais de re­cu­pe­ra­ção de­pois de o PIB re­cu­ar 0,6% no se­gun­do tri­mes­tre.

Nes­te ano, o IBC-Br mos­trou avan­ço da ati­vi­da­de ape­nas em abril e ju­nho, na com­pa­ra­ção com o mês an­te­ri­or. A pro­du­ção in­dus­tri­al so­freu em agos­to um tom­bo de 3,8% so­bre ju­lho, in­ter­rom­pen­do cin­co me­ses se­gui­dos de ga­nhos, en­quan­to as ven­das no va­re­jo apre­sen­ta­ram que­da de 0,6% na mes­ma ba­se de com­pa­ra­ção.

Por sua vez, o se­tor de ser­vi­ços re­gis­trou que­da de 1,6% no vo­lu­me de ven­das em agos­to so­bre o mês an­te­ri­or, com des­ta­que pa­ra a re­tra­ção nos ser­vi­ços pres­ta­dos às fa­mí­li­as. ME­TRO

JO­SÉ FRAN­CIS­CO GON­ÇAL­VES, ECONOMISTA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.