Trump po­de ir à Jus­ti­ça se per­der

Can­di­da­to afir­ma que tem di­rei­to de con­tes­tar re­sul­ta­do das ur­nas. Pos­tu­ra apro­fun­da cri­se no Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no, que te­me per­der vo­tos por cau­sa do em­pre­sá­rio

Metro Brazil (ABC) - - { Mundo} -

O can­di­da­to re­pu­bli­ca­no à pre­si­dên­cia dos EUA, Do­nald Trump, dis­se on­tem em um co­mí­cio no Es­ta­do de Ohio que irá res­pei­tar o re­sul­ta­do “se eu ven­cer”.

“Eu acei­ta­ria um re­sul­ta­do elei­to­ral cla­ro, mas tam­bém gos­ta­ria de re­ser­var o meu di­rei­to de con­tes­tar ou apre­sen­tar uma ação le­gal no ca­so de um re­sul­ta­do ques­ti­o­ná­vel”, afir­mou.

Vá­ri­os re­pu­bli­ca­nos pro­e­mi­nen­tes re­pu­di­a­ram a re­cu­sa de Trump de se com­pro­me­ter a acei­tar o re­sul­ta­do da elei­ção pre­si­den­ci­al dos EUA. Al­guns te­mem que sua pos­tu­ra tor­ne mais di­fí­cil pa­ra seu par­ti­do man­ter o con­tro­le do Con­gres­so.

A re­cu­sa de Trump, que sua ri­val de­mo­cra­ta Hil­lary Clin­ton cha­mou de “hor­ro­ro­sa”, foi o co­men­tá­rio que mais se des­ta­cou no ter­cei­ro e úl­ti­mo de­ba­te dos ad­ver­sá­ri­os na noi­te de quar­ta-fei­ra, e ele­vou o tom de fa­las an­te­ri­o­res do mag­na­ta de que a elei­ção es­tá sen­do ma­ni­pu­la­da con­tra ele, tor­nan­do-se a po­lê­mi­ca mais re­cen­te da cor­ri­da elei­to­ral.

Co­mo Trump apa­re­ce atrás nas pes­qui­sas de opi­nião, o fo­co às vés­pe­ras de 8 de no­vem­bro, dia da vo­ta­ção, es­tá mu­dan­do pa­ra o Con­gres­so e a dú­vi­da so­bre se os re­pu­bli­ca­nos con­se­gui­rão pre­ser­var sua pe­que­na mai­o­ria no Se­na­do ou mes­mo sua van­ta­gem ain­da mai­or na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. Crí­ti­cas e dú­vi­das O se­na­dor John McCain, do Ari­zo­na, que per­deu a cor­ri­da pre­si­den­ci­al de 2008 pa­ra o de­mo­cra­ta Ba­rack Oba­ma, dis­se em no­ta que acei­tar o re­sul­ta­do da elei­ção é “o jei­to nor­te-ame­ri­ca­no”.

Per­gun­ta­do no de­ba­te de quar­ta-fei­ra pe­lo mo­de­ra­dor Ch­ris Wal­la­ce se as­su­mi­ria o com­pro­mis­so de uma tran­si­ção de po­der pa­cí­fi­ca, Trump dis­se: “Vou dei­xar vo­cê no sus­pen­se, ok?” O co­men­tá­rio, o mais con­tro­ver­so de um de­ba­te que em cer­tos mo­men­tos de­ge­ne­rou em in­sul­tos mú­tu­os, le­van­tou dú­vi­das so­bre se Trump não po­de ten­tar re­ver­ter o re­sul­ta­do das ur­nas na Jus­ti­ça. ME­TRO

| J, ERNST/REU­TERS

Re­pu­bli­ca­no dis­se em co­mí­cio que só acei­ta “re­sul­ta­do cla­ro” e que tem di­rei­to de con­tes­tar vo­ta­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.