Ori­gem de dan­ças po­pu­la­res é re­vis­ta

Mi­nei­ra Mi­mu­lus Cia. de Dan­ça vi­a­ja ao iní­cio do sé­cu­lo 20 pa­ra ex­plo­rar hi­bri­dis­mos cul­tu­rais e seus des­do­bra­men­tos nas ar­tes

Metro Brazil (ABC) - - { Cultura} -

Co­nhe­ci­da por pes­qui­sar for­mas con­tem­po­râ­ne­as de apre­sen­tar as dan­ças de sa­lão no pal­co, a Mi­mu­lus Cia. de Dan­ça faz uma vi­a­gem a seu pas­sa­do em “Do La­do Es­quer­do de Qu­em So­be”, que ela apre­sen­ta nes­te sá­ba­do e do­min­go na Tem­po­ra­da de Dan­ça do Te­a­tro Al­fa.

Cri­a­do há 10 anos, o tra­ba­lho é um dos mais pre­mi­a­dos da his­tó­ria da com­pa­nhia e par­te de uma pes­qui­sa his­tó­ri­ca so­bre a for­ma­ção das mú­si­cas e das dan­ças po­pu­la­res no Bra­sil no iní­cio do sé­cu­lo 20.

“Não é um es­pe­tá­cu­lo de épo­ca. Ele é con­tem­po­râ­neo, mas bus­ca re­fe­rên­cia nes­se pe­río­do”, avi­sa o di­re­tor e co­reó­gra­fo Jo­mar Mes­qui­ta.

A ins­pi­ra­ção pa­ra o tra­ba­lho par­tiu do en­con­tro com um dis­co do vi­o­lo­nis­ta Ya­man­du Costa que o le­vou a pes­qui­sar o cho­ro. “En­ten­de­mos ele não co­mo gê­ne­ro, mas co­mo uma ma­nei­ra bra­si­lei­ra de se to­car as mú­si­cas po­pu­la­res que re­sul­tam da fu­são en­tre cul­tu­ras ne­gras e bran­cas”, diz Mes­qui­ta, que ex­pres­sa ca­pri­cho na se­le­ção mu­si­cal, com com­po­si­ções de no­mes co­mo No­el Ro­sa, Da­ni­lo Caym­mi, Heitor Vil­la Lo­bos e Na­za­reth. ME­TRO

| GU­TO MU­NIZ/DI­VUL­GA­ÇÃO

Tri­lha de ‘Do La­do Es­quer­do de Qu­em So­be’ tem No­el Ro­sa, Da­ni­lo Caym­mi e Ya­man­du Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.