COM QU­EM ANDAS?!

Alex Ma­nen­te (PPS) e Or­lan­do Mo­ran­do (PSDB) ci­ta­ram ali­an­ças po­lí­ti­cas e o pas­sa­do dos vi­ces na tro­ca de acu­sa­ções du­ran­te de­ba­te re­a­li­za­do on­tem pe­la Rá­dio Ban­dei­ran­tes. Mo­bi­li­da­de ur­ba­na te­ve des­ta­que en­tre as pro­pos­tas

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - VA­NES­SA SELICANI

Can­di­da­tos a pre­fei­to de São Ber­nar­do, Or­lan­do Mo­ran­do (PSDB) e Alex Ma­nen­te (PPS) in­sis­ti­ram em apon­tar e ne­gar ali­an­ças po­lí­ti­cas du­ran­te de­ba­te re­a­li­za­do on­tem pe­la Rá­dio Ban­dei­ran­tes. Mo­bi­li­da­de ur­ba­na e con­ge­la­men­to da ta­ri­fa tam­bém fo­ram bas­tan­te dis­cu­ti­dos por eles

Fal­tan­do pou­co me­nos de 10 di­as pa­ra a gran­de de­ci­são nas ur­nas do se­gun­do tur­no pe­la Pre­fei­tu­ra de São Ber­nar­do, os can­di­da­tos Alex Ma­nen­te (PPS) e Or­lan­do Mo­ran­do (PSDB) con­fron­ta­ram su­as pro­pos­tas on­tem em de­ba­te pro­mo­vi­do pe­lo pro­gra­ma Rá­dio Li­vre, da Rá­dio Ban­dei­ran­tes.

Com a oportunidade de re­a­li­za­rem per­gun­tas di­re­tas um ao ou­tro, am­bos par­ti­ram pa­ra o ata­que e tro­ca­ram acu­sa­ções so­bre apoi­os po­lí­ti­cos e o pas­sa­do de seus vi­ces.

Ma­nen­te cri­ti­cou a união de Mo­ran­do com o ex-pre­fei­to da ci­da­de e an­ti­go ali­a­do do PT Mau­rí­cio So­a­res (PHS). O tu­ca­no, por sua vez, apon­tou su­pos­ta ali­an­ça do ad­ver­sá­rio com o tam­bém ex-pre­fei­to da ci­da­de, Wil­li­am Dib, ex­pul­so re­cen­te­men­te do PSDB. “Te­nho or­gu­lho e mos­tro meus ali­a­dos. Mau­rí­cio So­a­res é meu ali­a­do pú­bli­co, di­fe­ren­te de vo­cê, que es­con­de seus ali­a­dos do PT. Vo­cê pre­ci­sa fa­lar mais a ver­da­de. O Dib foi ex­pul­so do PSDB por­que é seu ali­a­do”, dis­se.

No con­tra-ata­que, Ma­nen­te al­fi­ne­tou o rom­pi­men­to en­tre Dib e Mo­ran­do. “Te­nho cer­te­za que o Dib de­cla­ra o vo­to em mim por­que é mui­to ruim o fi­lho aban­do­nar o pai. Na úl­ti­ma elei­ção a pre­fei­to (que o tu­ca­no con­cor­reu, em 2008), vo­cê di­zia que ele era seu gu­ru. Cer­ta­men­te um pai de­cep­ci­o­na­do es­co­lhe o con­cor­ren­te”, afir­mou.

Os can­di­da­tos a vi­ce tam­bém ti­ve­ram des­ta­que nas dis­cus­sões. Mo­ran­do dis­se que Ad­mir Fer­ro (PTB), que com­põe a cha­pa com Ma­nen­te, tem con­de­na­ção por con­ta da épo­ca em que era se­cre­tá­rio de Edu­ca­ção de São Ber­nar­do, 2005. “Seu vi­ce foi con­de­na­do por im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va em 1o ins­tân­cia.”

Mais tar­de Ma­nen­te re­tru­cou o te­ma, dis­se que a Jus­ti­ça li­be­rou Fer­ro pa­ra par­ti­ci­par da cam­pa­nha por ser fi­cha lim­pa e ata­cou Mar­ce­lo Li­ma (SD), vi­ce de Mo­ran­do. “Te­mos que, de fa­to, co­nhe­cer nos­sos can­di­da­tos. Pes­qui­se no Go­o­gle: Mar­ce­lo Li­ma vo­to fan­tas­ma. Es­se é o vi­ce de Or­lan­do Mo­ran­do”, afir­mou em re­fe­rên­cia a acu­sa­ção ar­qui­va­da pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de que Li­ma vo­tou, em 2009, no lu­gar de um ve­re­a­dor au­sen­te.

Pro­pos­tas

O te­ma da mo­bi­li­da­de ur­ba­na te­ve des­ta­que du­ran­te o de­ba­te. Os can­di­da­tos fo­ram ques­ti­o­na­dos, em per­gun­ta fei­ta pe­lo Me­tro Jor­nal, se con­ge­la­ri­am a ta­ri­fa dos ôni­bus mu­ni­ci­pais, co­mo pro­pos­to pe­lo pre­fei­to elei­to de São Pau­lo, João Do­ria (PSDB). Ma­nen­te foi o pri­mei­ro a res­pon­der: “Te­re­mos du­as con­ces­sões, o que vai pos­si­bi­li­tar re­ver o pe­río­do da con­ces­são pa­ra po­der con­ge­lar a ta­ri­fa nes­ses pró­xi­mos qua­tro anos. E mais que is­so, va­mos tra­ba­lhar pa­ra re­du­zir a ta­ri­fa.”

Mo­ran­do fa­lou em se­gui­da. “Es­tou dis­pos­to a fa­zer es­sa dis­cus­são pu­bli­ca­men­te com a ci­da­de. To­da vez que há con­ge­la­men­to, é o po­der pú­bli­co que pa­ga. Se a po­pu­la­ção as­sim en­ten­der, vou fa­zer.”

A ques­tão do trans­por­te pú­bli­co foi re­to­ma­da por Ma­nen­te em sua vez de per­gun­tar. Am­bos os can­di­da­tos se com­pro­me­te­ram a con­ti­nu­ar as obras dos cor­re­do­res ex­clu­si­vos de ôni­bus.

O de­ba­te po­de ser con­fe­ri­do na ín­te­gra no si­te www. ra­di­o­ban­dei­ran­tes.com.br.

A Rá­dio Ban­dei­ran­tes ini­ci­ou na se­gun­da-fei­ra de­ba­tes com can­di­da­tos às pre­fei­tu­ras da Gran­de São Pau­lo. Os pri­mei­ros sa­ba­ti­na­dos fo­ram os plei­te­an­tes de San­to An­dré. Na se­gun­da-fei­ra, das 15h às 16h, se­rá Di­a­de­ma, com Lau­ro Mi­chels (PV) e Va­gui­nho (PRB).

“Con­se­gui­mos pas­sar um pou­co da men­sa­gem, mes­mo que a to­do mo­men­to o con­cor­ren­te nos ata­cas­se sem de­ba­ter as pro­pos­tas.” ALEX MA­NEN­TE (PPS) “Mi­nha di­fe­ren­ça é que tu­do que eu fa­lo tem pro­va. Ele man­da pro­cu­rar no Go­o­gle. O vi­ce de­le não pre­ci­sa, é só en­trar no si­te da Jus­ti­ça” OR­LAN­DO MO­RAN­DO (PSDB)

| AN­DRÉ POR­TO/ME­TRO

O de­ba­te en­tre Mo­ran­do (esq.) e Ma­nen­te (dir.) foi me­di­a­do pe­lo jor­na­lis­ta Luiz Me­ga­le, que apre­sen­ta o pro­gra­ma ‘Rá­dio Li­vre’

| FO­TOS: AN­DRÉ POR­TO/ME­TRO

Mo­ran­do con­quis­tou a li­de­ran­ça no 1º tur­no com 45,07% dos vo­tos vá­li­dos

Ma­nen­te foi o se­gun­do co­lo­ca­do, com 28,41%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.