“UM ATEN­TA­DO À IN­DE­PEN­DÊN­CIA DA MA­GIS­TRA­TU­RA”

JUIZ SÉR­GIO MO­RO SO­BRE O PRO­JE­TO DE RE­NAN CA­LHEI­ROS PA­RA INIBIR AS IN­VES­TI­GA­ÇÕES

Metro Brazil (ABC) - - { Brasil} - CLÁU­DIO HUM­BER­TO CLAU­DIO.HUM­BER­TO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

LA­VA JA­TO QUER CU­NHA

PRE­SO POR MUI­TO TEM­PO. A for­ça-ta­re­fa não tem in­te­res­se em ne­go­ci­ar acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da com Edu­ar­do Cu­nha, se­gun­do fon­tes li­ga­das à in­ves­ti­ga­ção, por­que o ex-de­pu­ta­do é um dos “al­vos fi­nais” e prin­ci­pal­men­te por­que re­pre­sen­ta um dos mai­o­res “tro­féus” na ca­ça­da aos cor­rup­tos, ini­ci­a­da há dois anos pe­la ope­ra­ção. A La­va Ja­to não vai co­la­bo­rar pa­ra relaxar a pri­são de Cu­nha. Ao con­trá­rio, quer ga­ran­ti-la por mui­tos anos. CHAN­CES REMOTAS. Cu­nha te­ria de en­tre­gar bem mais que po­lí­ti­cos já en­cren­ca­dos, pa­ra em­pla­car de­la­ção: a mu­lher, a fi­lha e ami­gos co­mo Hen­ri­que Al­ves.

NÃO TEM PA­PO. A La­va Ja­to não quer pa­po, nem acor­do, com Cu­nha. Sua pri­são foi mui­to fes­te­ja­da na for­ça-ta­re­fa, que es­pe­ra sen­ten­ças ri­go­ro­sas. DRO­GAS IN­VA­DEM QUARTÉIS. Le­van­ta­men­to do STM (Su­pe­ri­or Tri­bu­nal Mi­li­tar) mos­tra que ca­sos de uso, trá­fi­co e por­te de dro­gas nos quartéis au­men­ta­ram 337,5% em 12 anos. Cer­ca de 95% dos fla­gra­dos são sol­da­dos e re­cru­tas de 18 anos.

DEVOLVE, PT. Es­cor­ra­ça­do nas ur­nas, o PT es­tá en­tre as “en­ti­da­des sem fins lu­cra­ti­vos” que mais le­vam di­nhei­ro do go­ver­no: R$ 61,7 mi­lhões só em 2016. Mais que to­do o cus­to do pro­gra­ma de cis­ter­nas pa­ra o Nor­des­te.

JO­GA­DA IN­FAN­TIL. No Pla­nal­to, os pro­fis­si­o­nais da po­lí­ti­ca já man­ja­ram que a fo­fo­ca so­bre “de­la­ção pre­mi­a­da” de Edu­ar­do Cu­nha é só ten­ta­ti­va in­fan­til de fa­bri­car uma cri­se pa­ra ten­tar atra­pa­lhar vo­ta­ções do ajus­te fis­cal.

AIN­DA NA OPO­SI­ÇÃO. O de­pu­ta­do Sil­vio Costa (PT­doB-PE) diz que vo­tou fa­vo­rá­vel à PEC 241, que li­mi­ta gas­tos pú­bli­cos, por­que “sem­pre de­fen­di o ajus­te fis­cal”. Diz que fa­rá opo­si­ção ao go­ver­no Mi­chel Te­mer até seu úl­ti­mo dia.

AMOR NÃO É TU­DO. Após a pri­são de Edu­ar­do Cu­nha, a clas­se po­lí­ti­ca des­co­briu que não é o amor que dá aque­la sen­sa­ção de paz e fe­li­ci­da­de, mas sim o ri­vo­tril, po­de­ro­so tran­qui­li­zan­te.

| GUS­TA­VO LI­MA / C­MA­RA DOS DE­PU­TA­DOS

De­pu­ta­do Sil­vio Costa (PT­doB-PE)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.