Te­sou­ro. DF gas­ta mais com pes­so­al

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O Dis­tri­to Fe­de­ral é a uni­da­de fe­de­ra­ti­va do Bra­sil que em 2015 mais gas­tou com pes­so­al (fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos) em re­la­ção à sua po­pu­la­ção to­tal: R$ 3.719,52 por ha­bi­tan­te. O Estado de São Pau­lo, mai­or eco­no­mia do país, gas­tou com pes­so­al no mes­mo pe­río­do R$ 1.604,39 – me­nos da me­ta­de.

Os nú­me­ros es­tão em um es­tu­do di­vul­ga­do pe­lo Te­sou­ro Na­ci­o­nal que mos­tra a “saú­de fis­cal” de ca­da uma das uni­da­des fe­de­ra­ti­vas da União. Um dos re­sul­ta­dos apon­ta­dos pe­lo es­tu­do é o de que en­tre 2014 e 2015, Es­ta­dos e DF au­men­ta­ram, na mé­dia, 28,41% as des­pe­sas com ser­vi­do­res pú­bli­cos, já des­con­tan­do a in­fla­ção da­que­le pe­río­do.

O au­men­to nas des­pe­sas com fun­ci­o­ná­ri­os foi uma das ra­zões apon­ta­das pe­lo Te­sou­ro pa­ra o fa­to de que so­men­te 14 uni­da­des fe­de­ra­ti­vas ga­nha­ram no­ta “A” ou “B” em ca­pa­ci­da­de de pa­ga­men­to. A ava­li­a­ção ser­ve de ba­se pa­ra o Te­sou­ro apro­var a to­ma­da de em­prés­ti­mos com ju­ros mais bai­xos pe­los Es­ta­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.