Pi­ra­tas li­ber­tam 26 ma­ri­nhei­ros após qua­tro anos na So­má­lia

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Vin­te e seis ma­ri­nhei­ros asiá­ti­cos li­ber­ta­dos após mais de qua­tro anos em ca­ti­vei­ro em uma pe­que­na vi­la de pes­ca­do­res na So­má­lia che­ga­ram na ca­pi­tal que­ni­a­na de Nai­ró­bi on­tem, an­tes de vo­ar pa­ra ca­sa, afir­mou um es­pe­ci­a­lis­ta ma­rí­ti­mo.

A tri­pu­la­ção de Chi­na, Fi­li­pi­nas, Cam­bo­ja, In­do­né­sia, Vi­et­nã e Taiwan foi apre­en­di­da por pi­ra­tas so­ma­lis per­to de Sey­chel­les, em mar­ço de 2012, quan­do ata­ques de pi­ra­tas eram co­muns na área. Os pi­ra­tas en­tre­ga­ram o gru­po a au­to­ri­da­des na ci­da­de so­ma­li de Gal­kayo, no sá­ba­do.

“É óti­mo es­tar aqui ho­je e tra­zê-los pa­ra ca­sa e en­tre­gá-las as su­as em­bai­xa­das e as su­as fa­mí­li­as”, dis­se John Ste­ed, ge­ren­te da re­gião da Áfri­ca Ori­en­tal pa­ra o gru­po Oce­ans Beyond Pi­racy.

“Con­se­gui­mos o que te­mos con­ver­san­do com an­ciãos tri­bais, lí­de­res re­li­gi­o­sos, co­mu­ni­da­de e go­ver­no re­gi­o­nal en­vol­vi­dos pa­ra co­lo­car pres­são pa­ra li­be­rar es­ses re­féns”, afir­mou Ste­ed no ae­ro­por­to de Nai­ro­bi, on­de os ma­ri­nhei­ros che­ga­ram em um voo da ONU.

O ca­ti­vei­ro do gru­po é um dos mais lon­gos de re­féns de pi­ra­tas na re­gião do Chi­fre da Áfri­ca.

Os se­ques­tra­do­res te­ri­am pe­di­do US$ 3 mi­lhões de res­ga­te pe­los ma­ri­nhei­ros, se­gun­do uma fon­te, que diz que “bem me­nos” foi pa­go por au­to­ri­da­des da Ásia e fa­mi­li­a­res dos re­féns.

| SIEGFRIED MODOLA/REU­TERS

Ma­ri­nhei­ros se emo­ci­o­nam ao che­ga­rem em ae­ro­por­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.