Pas­sa­gem de trem po­de­rá ser com­pra­da pe­lo ce­lu­lar

CPTM faz tes­tes pe­los pró­xi­mos seis me­ses na li­nha que cor­ta o ABC. No iní­cio, usuá­rio de­ve com­prar bi­lhe­te es­pe­ci­al, que se­rá im­pres­so em QR Co­de, e usar ca­tra­ca ex­clu­si­va, ape­nas na es­ta­ção Ta­man­du­a­teí. Ideia é que no futuro o pro­ces­so se­ja fei­to pe­la i

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CA­DU PROIETI ME­TRO ABC

A CPTM (Com­pa­nhia Pau­lis­ta de Trens Me­tro­po­li­ta­nos) ini­ci­ou on­tem um pro­je­to pi­lo­to pa­ra tes­tar o pa­ga­men­to de pas­sa­gens por meio do sis­te­ma QR Co­de, ou Có­di­go QR (Quick Res­pon­se - res­pos­ta rá­pi­da, em por­tu­guês). A pro­pos­ta da com­pa­nhia é im­ple­men­tar fu­tu­ra­men­te sis­te­ma que per­mi­ta a com­pra da pas­sa­gem pe­la in­ter­net, apli­ca­ti­vos pa­ra ce­lu­lar e má­qui­nas de ven­das au­to­ma­ti­za­das de­pen­den­do do re­sul­ta­do dos tes­tes.

O pri­mei­ro pon­to a re­ce­ber a tec­no­lo­gia foi a es­ta­ção Ta­man­du­a­teí, na ca­pi­tal, per­ten­cen­te à li­nha 10-Tur­que­sa, que aten­de o ABC.

Pa­ra tes­tar o sis­te­ma, o usuá­rio de­ve­rá ad­qui­rir um bi­lhe­te uni­tá­rio na pos­to de ven­da da es­ta­ção, que se­rá im­pres­so com o có­di­go. Há uma ca­tra­ca es­pe­cí­fi­ca adap­ta­da pa­ra a lei­tu­ra des­sa pas­sa­gem, que de­ve­rá ser apro­xi­ma­da à lei­to­ra de car­tões pa­ra a li­be­ra­ção do aces­so. A ven­da des­se bi­lhe­te es­ta­rá dis­po­ní­vel das 9h às 16h.

O pro­je­to pi­lo­to te­rá du­ra­ção de seis me­ses e tam­bém es­ta­rá pre­sen­te até o fim do ano nas es­ta­ções Vi­la Au­ro­ra (li­nha 7-Ru­bi), La­pa (li­nha 8-Di­a­man­te), Au­tó­dro­mo (li­nha 9-Es­me­ral­da), Dom Bos­co (li­nha 11-Co­ral) e USP-Les­te (li­nha 12-Sa­fi­ra), to­das na ca­pi­tal.

“A ideia é nós in­te­grar­mos es­te sis­te­ma pa­ra que pos­sa­mos ava­li­ar não só a ques­tão da in­ter­pre­ta­ção do QR Co­de, mas to­da a ope­ra­ci­o­na­li­da­de. Es­ta­mos cri­an­do pro­ce­di­men­tos pa­ra ava­li­ar a efe­ti­vi­da­de do re­sul­ta­do. No co­me­ço do ano que vem, va­mos tes­tar a comunicação e aqui­si­ção da pas­sa­gem pe­la in­ter­net, com o usuá­rio uti­li­zan­do o pró­prio ce­lu­lar pa­ra va­li­dar a vi­a­gem. Com is­so, o pas­sa­gei­ro aca­ba­rá ga­nhan­do o tem­po que per­de na bi­lhe­te­ria”, ex­pli­cou o di­re­tor de pla­ne­ja­men­to e pro­je­tos da CPTM, Sil­ves­tre Edu­ar­do Ro­cha Ri­bei­ro.

Se­gun­do ele, se apro­va­do após os tes­tes, a tec­no­lo­gia se­rá im­ple­men­ta­da em to­das as es­ta­ções da CPTM. O no­vo sis­te­ma de bi­lhe­ta­gem foi de­sen­vol­vi­do pe­la Au­to­pass, que já re­a­li­zou pro­je­to pi­lo­to se­me­lhan­te no Ter­mi­nal San­to An­dré pa­ra o Cor­re­dor ABD, en­tre os di­as 11 de ju­lho e 19 de agos­to.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/AU­TO­PASS

Ca­tra­ca faz lei­tu­ra do có­di­go por apro­xi­ma­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.