Re­nan diz que mi­nis­tro da Jus­ti­ça age co­mo ‘che­fe­te’

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - MAR­CE­LO FREI­TAS, ME­TRO BRA­SÍ­LIA

O pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), fez ques­tão de de­mons­trar on­tem o ta­ma­nho da ir­ri­ta­ção com a ope­ra­ção Métis, que pren­deu qua­tro po­li­ci­ais le­gis­la­ti­vos e fez bus­cas no pré­dio na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra.

O se­na­dor de­ter­mi­nou que se­ja fei­ta uma re­cla­ma­ção jun­to ao STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) por vi­o­la­ção da se­pa­ra­ção de po­de­res e dis­pa­rou crí­ti­cas à de­ci­são do juiz fe­de­ral Val­lis­ney de Sou­za Oli­vei­ra, res­pon­sá­vel pe­lo ca­so, que apon­tou uso dos po­li­ci­ais da Ca­sa pa­ra em­ba­ra­çar as in­ves­ti­ga­ções da Lava Jato.

Mi­nis­tro

No dia da ope­ra­ção, Re­nan che­gou a con­ver­sar com o mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Ale­xan­dre Mo­ra­es, por te­le­fo­ne, pa­ra fa­zer uma re­cla­ma­ção, mas foi in­for­ma­do de que a atu­a­ção da Po­lí­cia Fe­de­ral é in­de­pen­den­te. On­tem, o se­na­dor dis­se que la­men­ta a pos­tu­ra de Mo­ra­es. “Ele tem se por­ta­do co­mo mi­nis­tro cir­cuns­tan­ci­al e che­fe­te de po­lí­cia. La­men­to que o mi­nis­tro te­nha se por­ta­do sem­pre fa­lan­do mais do que de­via”, dis­se.

Con­train­te­li­gên­cia

A Po­lí­cia Fe­de­ral iden­ti­fi­cou que os se­na­do­res Fer­nan­do Col­lor (PTC-AL) e Glei­si Hoff­mann (PT-PR); e os ex-se­na­dor Jo­sé Sar­ney (PMDB-AC) e Lo­bão Fi­lho (PMDB-MA) usa­ram do ser­vi­ço de con­train­te­li­gên­cia: sem­pre que um imó­vel de se­na­dor era al­vo de ope­ra­ção, a equi­pe era des­lo­ca­da pa­ra iden­ti­fi­car gram­pos.

“Te­nho ódio a mé­to­dos fas­cis­tas; ca­be a mim re­pe­li-los”, es­bra­ve­jou Re­nan.

De­la­tor in­ves­ti­ga­do

Re­nan afir­mou que o ser­vi­dor Pau­lo Igor da Sil­va, au­tor da de­la­ção pre­mi­a­da que mo­ti­vou a in­ves­ti­ga­ção, é acu­sa­do de aban­do­no de em­pre­go.

O po­li­ci­al res­pon­de a pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo no Se­na­do por­que te­ria ape­nas re­gis­tra­do pre­sen­ça na má­qui­na de pon­to do Se­na­do e, em se­gui­da, saí­do pa­ra dar au­las num cur­si­nho.

O mi­nis­tro Ale­xan­dre de Mo­ra­es afir­mou que não irá co­men­tar as de­cla­ra­ções do se­na­dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.