Conflito. An­ca­ra e Bag­dá di­ver­gem so­bre apoio tur­co

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Go­ver­nos do Ira­que e da Tur­quia de­ram on­tem ver­sões di­fe­ren­tes so­bre o pa­pel tur­co no ata­que li­de­ra­do por uma co­a­li­zão de paí­ses con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co na ci­da­de ira­qui­a­na da Mos­sul.

Se­gun­do o mi­nis­tro tur­co das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Me­vlut Ca­vu­so­glu, a ar­ti­lha­ria da Tur­quia tem qua­tro ca­ças de pron­ti­dão e tam­bém atu­a­rá na ope­ra­ção.

O pre­miê ira­qui­a­no, Hai­der al-Aba­di, dis­se que Bag­dá não quer aju­da da Tur­quia e que as tro­pas, tan­ques e ar­ti­lha­ria tur­cos es­tão no lo­cal sem au­to­ri­za­ção.

De mai­o­ria su­ni­ta, a Tur­quia e o go­ver­no de mai­o­ria xi­i­ta do Ira­que vêm se de­sen­ten­den­do qu­an­to à pre­sen­ça de sol­da­dos tur­cos no nor­te ira­qui­a­no e à exigência de An­ca­ra de to­mar par­te na ope­ra­ção de Mos­sul.

A Tur­quia diz ter o de­ver de cui­dar da re­gião, ou­tro­ra par­te do Im­pé­rio Oto­ma­no, e te­me que mi­lí­ci­as xi­i­tas apoi­a­das pe­lo Irã, com as quais o Ira­que já con­tou no pas­sa­do, ati­cem con­fli­tos ét­ni­cos no ter­ri­tó­rio.

On­tem, re­bel­des do EI ex­pan­di­ram os ata­ques ao Exér­ci­to ira­qui­a­no e às for­ças da co­a­li­zão que ten­tam re­to­mar Mos­sul. No con­tra-ata­que, o EI já atin­giu des­de sex­ta-fei­ra Kir­kuk, prin­ci­pal ci­da­de pe­tro­lei­ra do nor­te do país; Rut­ba, ci­da­de que con­tro­la a ro­do­via de Bag­dá à Jor­dâ­nia e Sí­ria; e Sjin­jar, re­gião a oes­te de Mos­sul na qual re­si­de a mi­no­ria Ya­zi­di.

| REU­TERS

Sol­da­dos mi­ram área do EI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.