‘Pi­co es­tu­fa’ é re­cor­de e vai du­rar ge­ra­ções, diz agên­cia

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Os ga­ses do efei­to es­tu­fa al­can­ça­ram um mar­co sim­bó­li­co em 2015, le­van­do as mu­dan­ças cli­má­ti­cas a uma fa­se que po­de du­rar ge­ra­ções mes­mo se os go­ver­nos agi­rem pa­ra con­ter o aque­ci­men­to cau­sa­do pe­lo ho­mem, dis­se on­tem a OMM (Or­ga­ni­za­ção Me­te­o­ro­ló­gi­ca Mun­di­al), um bra­ço da ONU.

As con­cen­tra­ções glo­bais mé­di­as de dió­xi­do de car­bo­no, prin­ci­pal gás do efei­to es­tu­fa, che­ga­ram pe­la pri­mei­ra vez a 400 par­tes por mi­lhão (ppm) na at­mos­fe­ra e fi­ca­ram 44% aci­ma dos ní­veis an­te­ri­o­res à Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al, dis­se a OMM.

Prin­ci­pal es­ta­ção de me­di­ção, o ob­ser­va­tó­rio de Mau­na Loa, no Ha­vaí, pre­vê que as con­cen­tra­ções de dió­xi­do de car­bo­no fi­ca­rão aci­ma de 400 ppm o ano to­do de 2016. Se­gun­do a OMM, le­va­rá “vá­ri­as ge­ra­ções” pa­ra os ní­veis fi­ca­rem abai­xo des­tes ní­veis.

“A ques­tão cen­tral é par­tir da von­ta­de po­lí­ti­ca pa­ra a ação con­cre­ta”, afir­mou o se­cre­tá­rio-ge­ral da OMM, Pet­te­ri Ta­a­las, on­tem em Genebra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.