Eloá foi di­vi­sor de águas

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Ana Cris­ti­na Pimentel, 50 anos, ain­da con­se­gue con­tar com de­ta­lhes o dia em que ou­viu dos mé­di­cos que sua fi­lha Eloá Cris­ti­na Pimentel, de 15 anos, te­ve mor­te ce­re­bral. A jo­vem en­trou em 2008 pa­ra a his­tó­ria po­li­ci­al da ci­da­de co­mo o cár­ce­re pri­va­do mais lon­go que se tem re­gis­tro. Fo­ram mais de 100 ho­ras na mi­ra do ex-na­mo­ra­do, que a atin­giu com ti­ro fa­tal.

Mas por trás da trá­gi­ca his­tó­ria, nas­cia tam­bém um di­vi­sor de águas pa­ra o trans­plan­te de ór­gãos na ci­da­de. Com a au­to­ri­za­ção da fa­mí­lia, Eloá te­ve se­te ór­gãos do­a­dos. “Quan­do os mé­di­cos fa­la­ram so­bre es­sa hi­pó­te­se, não ti­ve con­di­ções de res­pon­der. Mas fui pa­ra ca­sa, e não con­se­gui dor­mir. Meu fi­lho ha­via me di­to que a Eloá fi­ca­ria fe­liz com a do­a­ção e en­tão au­to­ri­zei”, dis­se Ana.

Após o ca­so da jo­vem, com gra­de re­per­cus­são na mídia, a re­ti­ra­da dos ór­gãos pas­sou a ser fei­ta na pró­pria ci­da­de, e não na ca­pi­tal, co­mo era ne­ces­sá­rio an­tes. A mor­te de Eloá fez nas­cer tam­bém uma ati­vis­ta na cau­sa da do­a­ção. Ana Cris­ti­na dá pa­les­tras to­dos os anos na ci­da­de so­bre a im­por­tân­cia dos trans­plan­tes. Ama­nhã ela es­ta­rá pre­sen­te no sim­pó­sio or­ga­ni­za­do no CHM so­bre o te­ma. O even­to acon­te­ce das 8h às 12h, na ave­ni­da João Ra­ma­lho, 326. Vi­la As­sun­ção.

| NEL­SON AN­TOI­NE/FOTOARENA/FO­LHA­PRESS

Ana e o jo­vem que re­ce­beu os rins de Eloá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.